Praia Grande conta com a maior malha cicloviária da Baixada Santista, e uma das principais do Brasil; veja pontos turísticos acessíveis pelas ciclovias
Se você é da turma que não dispensa o prazer de um passeio de bicicleta, Praia Grande é o lugar certo. A cidade conta com cerca de 100km de ciclovias e ciclofaixas, número que a destaca como a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o Brasil.
E, como a bicicleta não se resume apenas a um ato de lazer ou esportivo, já que é um importante meio de locomoção, Praia Grande investe em campanhas educativas e de conscientização, para que todos possam transitar pelas ruas da cidade com tranquilidade, seja para chegar à escola, ao trabalho ou para passear. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), um terço da população possui bicicleta e a utiliza como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de temporada, esse número cresce ainda mais.
Uma destas campanhas é o Bike Legal. Com o auxílio de óculos de realidade virtual, estudantes de Praia Grande podem vivenciar situações reais do dia a dia do trânsito, com orientações sobre atitudes viárias mais seguras. O projeto envolve estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Durante a ação, os estudantes podem embarcar em uma bicicleta fixa e, com o uso de equipamentos de realidade virtual, visualizam uma simulação em 3D, gravada em locais reais da cidade. Ao colocar os óculos, os usuários têm a sensação de estar montados na bicicleta, pedalando pela ciclovia, e, ao longo do trajeto, situações vão sendo apresentadas, nas quais o condutor precisa reagir de forma segura.
Em Praia Grande, uma lei também regulamenta e disciplina a circulação de bicicletas, triciclos e veículos similares, superiores a três aros, não motorizados, nas vias públicas do município; ela veda a circulação destes veículos nas vias públicas e respectivos passeios nos quais existam ciclovias disponíveis. Esta é uma forma de estimular o seu uso, já que é o local apropriado para esses veículos transitarem, e, assim, evitar acidentes. A legislação determina, ainda, que o ciclista que desrespeitar ou infringir as disposições ficará sujeito à aplicação de medida administrativa de apreensão da bicicleta, triciclo ou equipamento similar, e remoção para o pátio municipal de apreensões de veículos.
Quem tem na "magrela" uma companheira para passeios, não pode deixar de circular por duas ciclovias de Praia Grande: a da orla da praia e a da avenida Marechal Mallet, no bairro Canto do Forte. A ciclovia da orla, com mais de 20km de extensão, passa por pontos turísticos emblemáticos de Praia Grande, como as estátuas de Netuno (bairro Cidade Ocian) e Iemanjá (bairro Mirim). Também passa por praças como a Duque de Caxias (bairro Canto do Forte), Portugal (bairro Guilhermina) e da Água (bairro Vila Tupi), onde se encontra a fonte interativa.
Outras atrações da ciclovia da orla são os Espaços Kids, com seus equipamentos lúdicos, como o castelinho de areia gigante, na orla do Canto do Forte. A ciclovia da orla também acessa as Boutiques do Peixe, localizadas no calçadão do Forte e da Cidade Ocian, esta em formato de um barco pesqueiro.
Já a ciclovia da avenida Marechal Mallet, a via mais charmosa de Praia Grande, é menor, com pouco mais de 2km de extensão, mas que proporciona um passeio dos mais agradáveis com a bike. Ela é ladeada por um jardim com árvores diversas, como pau-brasil, pau-ferro e frutíferas, como jaqueira e pitangueira. Tanto verde atrai os passarinhos, e você poderá ter a experiência de pedalar com uma "trilha sonora" pra lá de especial.
Sabia que Praia Grande já recebeu cinco vezes o troféu Cidade Amiga da Bicicleta? Dois foram concedidos pela Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro, pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014, pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo, no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E mais um, em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a prefeitura praia-grandense também recebeu a medalha Cláudio Clarindo 2016, oferecida para técnicos e ativistas da área.