TIRANDO AS CASCAS

Temperaturas sobem e 'efeito cebola' entra em cena no litoral de SP nesta semana

Amplitude térmica deverá fazer com que os casacos sejam necessários apenas nas manhãs e madrugadas; chuvas devem diminuir nos próximos dias

Esther Zancan
Publicado em 07/04/2025, às 11h22

FacebookTwitterWhatsApp
Agitação marítima ainda está em nível moderado nesta segunda-feira (7) - Imagem ilustrativa/Unsplash
Agitação marítima ainda está em nível moderado nesta segunda-feira (7) - Imagem ilustrativa/Unsplash

Após um fim de semana marcado por chuvas, tempo fechado e o primeiro friozinho do ano, no litoral de São Paulo, a massa de ar polar, que veio junto com a forte frente fria, já se afasta. De acordo com o Instituto Climatempo, as temperaturas máximas sobem neste início de semana, mas com as manhãs e madrugadas mais amenas. Isso deve fazer com que o chamado ‘efeito cebola’ entre em cena, ou seja, sair agasalhado logo cedo, mas ir tirando as ‘cascas’ durante o dia, à medida que o calor aumenta.

O afastamento da frente fria também provocará a diminuição das chances de chuva. Segundo a Defesa Civil de Santos, se ocorrer precipitação nesta segunda-feira (7), será apenas de forma passageira, sem grandes volumes. Também não são esperadas precipitações para a terça-feira (8). Porém, na quarta (9), haverá o avanço de novas instabilidades, que voltarão a trazer chuva à região da Baixada Santista.

O volume total de precipitação previsto não é elevado, mas há possibilidade de chegada de pancadas de intensidade moderada a forte. A quinta-feira (10) ainda deverá ter alguns registros de chuva, mas já com menor intensidade, com tendência de estabilização do tempo nos dias seguintes.

Para o litoral norte, o Climatempo prevê também dias de Sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva passageiras a partir de quarta-feira. A amplitude térmica na região deverá ser grande, com a temperaturas oscilando entre 14 e 28 graus durante a semana. Na Baixada Santista, elas devem ficar entre os 18 e 27 graus, na maior parte das cidades.

Ainda de acordo com a Defesa Civil santista, em conjunto com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), a agitação marítima ainda está em nível moderado nesta segunda-feira, mas não há mais previsão de períodos de maré elevada. Não são esperados alagamentos ou impactos em estruturas costeiras na região da Baixada Santista. 

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!