Animal estava exausto de tanto nadar e foi salvo com vida por marinheiro; família que presenciou o resgate adotou o animal
Uma balsa que fazia a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, precisou ser interrompida às pressas, na manhã deste sábado (5), para resgatar um cachorro caramelo que estava à deriva no mar. Por volta das 9h, o animal foi avistado em luta contra a correnteza e sem hesitar, um marinheiro da balsa FB-25 saltou no mar para salvar o animal.
Marinheiro da travessia de balsa salta no mar e resgata cão naufragado no litoral de SP
— Portal Costa Norte (@costanortenews) April 5, 2025
Divulgação/Semil pic.twitter.com/udA0UKsLK5
Sob o comando de Dilceu da Rocha Coutinho, a embarcação parou no meio da travessia e coube ao marinheiro Eduardo dos Santos pular nas águas e nadar até o cão. A ação levou cerca de cinco minutos e foi concluída com sucesso. O animal, com vida, mas visivelmente assustado e exausto, foi acolhido a bordo com cobertores e muito carinho.
As imagens do resgate foram filmadas por passageiros da balsa e o clima a bordo foi de celebração. Passageiros se uniram para cuidar do cão e ofereceram roupas secas. Em um gesto que emocionou os presentes, uma família que viajava na balsa decidiu adotar o cão imediatamente. Moradores de Ilhabela, eles garantem que o animal receberá todos os cuidados necessários.
Após o salvamento, a FB-25 seguiu viagem normalmente e atracou às 9h20 em Ilhabela. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o incidente não causou atrasos significativos e foi recebido com entusiasmo por todos que testemunharam a cena. A Coordenadoria de Travessias da Semil destacou o preparo e agilidade da equipe. "Nossa prioridade é a segurança de todos, inclusive dos que não conseguem pedir socorro", afirmou o subsecretário Denis Gerage Amorim.