A mudança no clima exige atenção redobrada de quem circula pela Baixada Santista

Nesta quarta-feira (26), a previsão do tempo em Santos promete exigir preparação de quem vive ou está de passagem. A cidade costeira enfrentará um dia de tempo bastante carregado, sem aberturas prolongadas de sol e com alta probabilidade de precipitação em diferentes momentos do dia.
Assim, o município deve ter um cenário atmosférico propício a instabilidades e grande acúmulo de nebulosidade, de acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Instituto é o órgão público federal responsável pelo monitoramento, análise e transmissão oficial de informações meteorológicas em todo o país.
A umidade relativa do ar será um dos principais destaques do dia em Santos, apresentando uma oscilação expressiva que parte de 60% nas horas de menor saturação e alcança a marca máxima de 100%.
Essa elevada quantidade de vapor de água na atmosfera reforça a sensação de ambiente abafado e úmido na região.
Em relação às temperaturas, os termômetros iniciam a quarta-feira marcando mínima de 15°C nas primeiras horas da manhã, proporcionando um começo de dia ameno. Conforme o dia avança, a temperatura se eleva gradativamente até atingir a máxima prevista de 25°C, também segundo informações oficiais do Inmet.
A manhã começa com céu nebuloso e registro de chuva isolada. A partir da tarde, o cenário ganha intensidade com a chegada de pancadas de chuva acompanhadas de possíveis descargas elétricas e trovoadas, condição que se estende durante a noite.
A movimentação dos ventos permanece suave pela orla. Pela manhã, os ventos sopram de sul a sudeste (S-SE). Entre a tarde e a noite, a brisa muda de rumo e passa a soprar de norte a nordeste (N-NE).
Com o indicativo de chuva forte e raios, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) acompanha de perto as condições que possam desencadear riscos meteorológicos e hidrológicos no litoral.
Portanto, moradores e visitantes de Santos devem ficar atentos aos boletins e orientações da previsão do tempo das instituições oficiais.