NAVEGANDO

Confira tudo sobre a Parada Naval em Santos que celebrará o Dia Mundial dos Oceanos

Parada ocorre no domingo (8) e também comemora o Dia da Marinha do Brasil; desfile contará com navios de guerra e embarcações de diversas instituições

Embarcações no mar
Desfile partirá da Ponta Praia e seguirá até a ilha Porchat - Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos prepara uma comemoração em grande estilo para o Dia Mundial dos Oceanos,  no próximo domingo (8). A data será marcada pela Parada Naval – Santos é Azul, que também lembra o Dia da Marinha do Brasil, comemorado em 11 de junho.

O evento, uma parceria entre a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) e a Marinha do Brasil, será realizado a partir das 10h30, com desfile náutico de navios de guerra e embarcações de diversas instituições responsáveis pela segurança e fiscalização das águas marítimas e interiores. 

O desfile partirá da Ponta da Praia, seguindo pela orla até a ilha Porchat, em São Vicente, com retorno em formatura até o Valongo, podendo ser visualizado ao longo da costa santista e canal do Porto de Santos. 

Entre os participantes confirmados estão: Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste; Grupamento de Fuzileiros Navais; Base Aérea de Santos (BAST); Polícia Federal (Nepom); Receita Federal; Polícia Militar Ambiental; DEIC da Polícia Civil; Fundação Florestal; Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR); Autoridade Portuária de Santos; Guarda Portuária; Departamento Hidroviário; Brasclean, entre outros. Autoridades civis e militares foram convidadas a embarcar e acompanhar o trajeto.

Durante a parada, na faixa de areia da praia, a população poderá se unir ao grupo de voluntários para limpeza de praia, na altura do canal 3, a partir das 9h, ação encabeçada pelo Instituto Sea Shepherd e AEAS.

A Parada Naval – Santos é Azul 2025 busca reforçar a importância dos oceanos para o planeta – considerados verdadeiros “pulmões do mundo” – e promover a valorização das instituições que atuam na proteção das águas e da biodiversidade local.

Dia Mundial dos Oceanos

A Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data em 2008. No entanto, segundo a Unesco, a ideia de dedicar um dia aos oceanos surgiu ainda em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.

O objetivo era ressaltar o papel essencial dos oceanos, que cobrem a maior parte do planeta. A cada ano, o evento realiza iniciativas globais coletivas voltadas para a conservação, restauração e pesquisa científica, com o objetivo de revitalizar os oceanos.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!