DE OLHO NO TEMPO

Meteorologia prevê outubro com chuvas acima da média no litoral de SP

Instituto Climatempo prevê também temperaturas acima da média para o mês no litoral de SP; entenda a influência do El Niño nisso tudo

Redação
Publicado em 30/09/2023, às 09h21

FacebookTwitterWhatsApp
Separe o guarda-chuva e a galocha! - Imagem ilustrativa/Pexels
Separe o guarda-chuva e a galocha! - Imagem ilustrativa/Pexels

E não é que já vamos entrar no décimo mês de 2023? Outubro chega neste domingo e, o que será que ele nos prepara quando o assunto é meteorologia?

Apesar da brisa marinha ter segurado as pontas no litoral de  São Paulo durante a forte onda de calor que atingiu boa parte do Brasil em setembro, as notícias do calorão não deixaram de assustar. Será que outubro vai fazer cosplay de forno também?

Segundo o Instituto Climatempo, a previsão é de que as temperaturas no litoral paulista fiquem acima da média, entre 2 a 3 graus. Mas o instituto também prevê que as chuvas devem ficar um pouco acima da média na região.

Mapa calor Climatempo
Como vai ser o calor em outubro no Brasil? O mapa responde - Reprodução/Climatempo

Mapa de chuva Climatempo
Mapa indica chuva um pouco acima da média no litoral paulista em outubro - Reprodução/Climatempo

Ainda de acordo com o Climatempo, essas chuvas na região Sudeste devem ser provocadas várias vezes pelo calor. As altas temperaturas podem ocasionar chuvas intensas e até temporais, de curta duração, em áreas determinadas. 

Algumas frentes frias devem passar pelo litoral de São Paulo em outubro. O estado de São Paulo também sofrerá a influência de áreas de instabilidade que estarão mais atuantes no Sul do Brasil. 

A chuva deve ficar um pouco acima da média no leste, sul, oeste e centro do estado de São Paulo.

Não se pode esquecer que o fenômeno El Niño segue atuando nesta primavera. O Climatempo explica que o El Niño consiste no aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico, na altura da costa do Peru. Esse aquecimento causa alterações na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera e também no padrão de pressão atmosférica sobre a América do Sul. Resumindo: o El Niño altera a trajetória normal das frentes frias que saem da Antártica e avançam sobre o continente.

O verão também deve ser influenciado pelo El Niño, que já vem sendo considerado forte. Previsões indicam que o fenômeno só deve começar a enfraquecer durante o outono de 2024. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!