Dias de folia devem ocorrer com temperaturas máximas até 7 graus acima da média esperada para esta época do ano, em diversas partes do Brasil
Esther Zancan
Publicado em 27/02/2025, às 13h32
"Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô. Mas que calor, ô ô ô ô ô ô". Os primeiros versos desta antiga e famosa marchinha de Carnaval resumem bem o que espera os foliões em boa parte do Brasil, neste dias sob o reinado de Momo. De acordo com o Instituto Climatempo, uma nova onda de calor atingirá quase a totalidade do centro-sul do território nacional, e até alguns pontos da região Nordeste, a partir desta sexta-feira (28). A previsão é que a onda se estenda até o dia 5 de março, com temperaturas até 7 graus acima da média esperada para esta época do ano.
Grande parte do estado de São Paulo está sob a previsão de calor entre 5 e 7 graus acima da média. No litoral de São Paulo, o prognóstico indica termômetros com temperaturas entre 3 e 5 graus acima da média. Se a preocupação é com possíveis chuvas, que podem molhar a fantasia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas para os próximos dias, principalmente no período da tarde, mas nada que estrague muito a festa.
Já a Defesa Civil de Santos é mais enfática ao dizer que não há previsão de chuvas para a região da Baixada Santista nos próximos dias. Segundo o órgão, nesta quinta-feira (27), háverá Sol e poucas chances de ocorrências de chuva. O mesmo cenário será observado nos próximos dias. Na sexta-feira, haverá aumento de nebulosidade em alguns momentos, com prováveis pancadas rápidas, típicas de verão, sem duração persistente e sem volume elevado.
Seguem baixas as chances de chuva no sábado (1º), no domingo (2) e no início da próxima semana. Esses dias deverão ter Sol predominante, entre poucas nuvens e temperatura semelhante aos últimos dias, com elevação mais significativa no período diurno. Quanto às temperaturas, o Inmet prevê máximas de até 33 graus nos próximos dias, tanto no litoral norte quanto na Baixada Santista. O que chama a atenção na previsão do instituto é a ligeira queda nas temperaturas mínimas, que podem ficar por volta dos 20 graus.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.