Advertência segue válida até o fim da noite desta terça-feira (3); saiba qual sistema meteorológico é o responsável pelo mau tempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (3), um alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas em todo o litoral de São Paulo e Região Metropolitana de São Paulo. A advertência já está em vigor e segue até o fim da noite de hoje. Há previsão de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h.
Para o restante do estado, o alerta ativo também é amarelo, só que para tempestades. A previsão do Inmet para essas áreas é também de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos, entre 40km e 60km/h, mas com possibilidade de queda de granizo. O aviso também segue até o fim da noite desta terça-feira.
De acordo com informações divulgadas pelo governo de São Paulo, as chuvas e as rajadas de vento previstas para hoje são consequência de um sistema meteorológico chamado ‘cavado’, que, junto com o calor do dia e a umidade vinda da Região Amazônica, favorecem a formação de chuva.
Por enquanto, os modelos meteorológicos não indicam grande volume de chuva, mas há chance de temporais localizados. Portanto, é bom ter atenção, principalmente em áreas mais vulneráveis.