RECONHECIMENTO

São Vicente pode ser reconhecida como Capital Simbólica do Brasil em sua fundação

Projeto de lei da deputada federal Renata Abreu pretende homenagear a cidade em todo dia 22 de janeiro, data do aniversário do município


Redação
Publicado em 03/06/2025, às 08h54

FacebookTwitterWhatsApp

Marco Padrão de São Vicente
Em São Vicente ocorreu a primeira eleição das Américas - Esther Zancan

São Vicente, no litoral de São Paulo, reconhecida como a primeira cidade do Brasil, está próxima de ser considerada a Capital Simbólica do país, de acordo com projeto de lei da deputada federal Renata Abreu (Podemos). O PL 3052/2023 foi aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Agora, o próximo passo é colocá-lo em votação no plenário da Câmara.

A proposta é transferir, de maneira simbólica, a capital brasileira para São Vicente, todos os anos, no dia 22 de janeiro, data do aniversário de fundação da Vila de São Vicente, a primeira do Brasil. Foi também em São Vicente que ocorreu a primeira eleição das Américas. Na época, o pleito decidiu quem ocuparia os cargos de “oficiais da Câmara”, o que equivaleria aos vereadores da atualidade.

Vista de São Vicente da Ilha Porchat
Pelo projeto, São Vicente seria a capital do Brasil todo dia 22 de janeiro - Esther Zancan

Em seu site oficial, Renata Abreu falou sobre o projeto e a importância da valorização histórica: “São Vicente é o marco inicial da nossa história. Foi onde tudo começou. É mais do que justo reconhecer essa importância simbólica e histórica. Esse projeto é uma homenagem ao povo vicentino e a todo o Brasil. Não podemos deixar que a história se perca. Quando o povo conhece suas raízes, ele ganha força e identidade”.

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, ressaltou a importância do reconhecimento do município: “Essa conquista será um orgulho para nós. São Vicente merece esse reconhecimento. É o lugar onde nasceu a democracia nas Américas. É uma cidade que avança com o esforço de todo o seu povo. Ver o local onde nasci e sempre vivi, explorando seus mais diversos potenciais e estar à frente da cidade neste momento é uma imensa felicidade”.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!