No sábado (18), a temperatura chegou a 41 graus em Santos, com sensação térmica de 54 graus; alerta para tempestades é válido para todo o litoral
Esther Zancan
Publicado em 19/11/2023, às 10h06
O sábado, 18 de novembro de 2023, tem tudo para ser um daqueles dias que a gente lembra mesmo após muitos anos. O intenso calor registrado no litoral de São Paulo assustou mesmo os que estão acostumados com altas temperaturas. Segundo o climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, a cidade de Santos registrou a temperatura mais alta deste ano até agora, com 41 graus às 11 horas e 59 minutos da manhã. Mas o que mais chocou foi a sensação térmica registrada nesse horário: infernais 54 graus!
O tempo virou durante a noite, mas o vendaval e as fortes chuvas previstas não deram as caras na maior parte das cidades litorâneas. Mesmo assim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo (Perigo Potencial) para tempestades em todo o litoral de São Paulo e também para a Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Ribeira.
A avertência do Inmet é válida até a manhã de segunda-feira (20), feriado estadual da Consciência Negra. A previsão do instituto é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. É baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
No restante do estado de São Paulo o alerta é laranja (Perigo) para tempestades. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta também vale até a manhã de segunda-feira.
O Inmet lembra que, em caso de rajadas de vento, não é recomendável se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mas afinal o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?
Quando o Inmet fala em "alerta amarelo" quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período determinado é potencialmente perigosa.
Um "alerta laranja" significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.
Já o "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional em determinado período.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.