MAR REVOLTO

Intenso ciclone extratropical no oceano provoca alerta de mar agitado no litoral de SP

Ciclone se formou na costa do Rio Grande do Sul e ventos podem provocar ondas de mais de 2 metros no litoral de SP nos próximos dias

Mar agitado
Maré poderá alcançar 1,70m na baía de Santos e 1,90m no interior do estuário - Raphael Campos/CN

O Instituto Climatempo emitiu, nesta quarta-feira (28), um alerta para vento forte, mar agitado e ressaca nos litorais sul e sudeste do Brasil. De acordo com o instituto, um grande e intenso ciclone extratropical no oceano Atlântico, entre a costa do Uruguai e a do Rio Grande do Sul, ainda favorece a ocorrência de ventos fortes entre o continente, as áreas costeiras e a porção oceânica, durante esta quinta-feira (29). 

A MetSul Meteorologia também confirmou a formação do ciclone, entre o final desta quarta-feira e a madrugada da quinta, muito rente à costa, junto ao litoral do Rio Grande do Sul. O Climatempo adverte que, devido à persistência dos ventos por várias horas, espera-se um aumento na altura das ondas e uma condição de mar muito agitado dede o litoral do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.

No leste do estado de São Paulo, onde se encontra o litoral, são esperadas rajadas entre 40km e 50km/h. Segundo a Marinha do Brasil, a previsão é de ressaca com ondas de 2,5m a 4m de altura entre Chuí , no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina,  e mar muito agitado com ondas em torno de 2 metros, com séries maiores na costa paulista e fluminense.

O Núcleo de Pesquisa Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), de Santos, também alerta para mar agitado nos próximos dias, com ondas que podem ultrapassar 2 metros a partir da manhã de sexta-feira (30). A maré poderá alcançar 1,70m na baía de Santos e 1,90m no interior do estuário, com horário de máxima elevação previsto para às 17h de sexta-feira. 

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!