Climatempo adverte para chuva de moderada a forte no Vale do Ribeira e Baixada Santista ainda nesta quarta-feira (28); frio chega na quinta (29)
Uma forte massa de ar polar, que a MetSul Meteorologia definiu como “bolha gelada”, está prestes a chegar ao Brasil. O bolsão de ar frio já provocou nevascas nesta terça-feira (27) em algumas regiões da Argentina e deve chegar ao Sul do Brasil nesta quarta-feira (28). Há chance de neve em alguns pontos da região durante a quinta-feira (29).
O Instituto Climatempo também alertou que uma forte frente fria chega hoje ao estado de São Paulo. As instabilidades associadas ao sistema devem chegar ao oeste paulista ainda nesta manhã de quarta. No decorrer do dia, as instabilidades se espalham para as demais regiões do estado. Além da chuva, há previsão de ventos intensos, que podem ultrapassar os 70 km/h.
No litoral sul de São Paulo, essas rajadas podem alcançar até 90km/h. O Climatempo também adverte para a chance de chuva de moderada a forte no Vale do Ribeira e Baixada Santista ainda nesta quarta-feira.
Ainda de acordo com o Climatempo, as temperaturas nesta quarta podem alcançar a máxima de até 28 graus no litoral de São Paulo, devido a aproximação do sistema meteorológico. O frio deve chegar de vez nesta quinta-feira. O instituto prevê temperaturas entre 18 e 23 graus, podendo chegar a uma mínima de 14 em alguns pontos isolados da Baixada Santista. No litoral norte, os termômetros devem oscilar entre os 15 e 22 graus.
Para a sexta-feira (30), mais frio ainda. Na Baixada Santista as temperaturas devem ficar entre os 16 e 21, podendo chegar a uma mínima de 11 em pontos isolados. No litoral norte, elas devem oscilar entre os 14 e 21 graus. Mas a boa notícia é que o Sol volta a aparecer no decorrer da sexta-feira.
O alerta laranja (perigo) para declínio da temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entra em vigor a partir da madrugada de quinta-feira e abrange quase a totalidade do litoral paulista, os Vales do Ribeira e Paraíba, a Região Metropolitana de São Paulo e boa parte do interior, em cidades como Jundiaí, Campinas, São Carlo, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O prognóstico do Inmet é que o declínio seja superior a 5 graus do que é esperado para esta época do ano, com risco à saúde.
A Defesa Civil do estado de São Paulo também reforça o alerta para frio e lembra da importância de se ter a atenção voltada aos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais.