CALORÃO

Inmet reforça alerta de onda de calor para o litoral de SP nos próximos dias

Alerta já está em vigor e é válido até o início da noite de domingo (17); parte do interior de São Paulo está em alerta vermelho para o forte calor

Esther Zancan
Publicado em 15/03/2024, às 11h46 - Atualizado às 11h49

FacebookTwitterWhatsApp
Alerta amarelo de onda de calor abrange toda a faixa litorânea paulista - Esther Zancan
Alerta amarelo de onda de calor abrange toda a faixa litorânea paulista - Esther Zancan

Após a Defesa Civil estadual advertir sobre altas temperaturas no litoral de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta sexta-feira (15), um alerta amarelo (perigo potencial) para onda de calor nos próximos dias. O aviso abrange toda a faixa litorânea paulista e também a Região Metropolitana de São Paulo, Vales do Ribeira e Paraíba e cidades do interior, como Jundiaí e Campinas.

O alerta amarelo já está em vigor e é válido até o início da noite de domingo (17). A previsão do Inmet é de temperaturas 5 graus acima da média, por período de dois a três dias. Há risco leve à saúde, portanto, atenção com a hidratação. 

Alerta amrelo
No alerta amarelo para onda de calor, existe leve risco à saúde - Reprodução/Inmet

Para parte do interior de São Paulo, em cidades como Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente, o alerta do Inmet é vermelho (grande perigo) para o calor. Nesses locais, as altas temperaturas, que devem ficar 5 graus acima da média por um período superior a cinco dias, representam risco à saúde. A advertência segue até o início da noite de sábado (16). 

Alerta vermelho
Parte do interior de SP está em alerta de Grande Perigo para onda de calor - Reprodução/Inmet

Significado das cores de alertas do Inmet. Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?

  • Quando o Inmet fala em 'alerta amarelo' quer dizer que há um 'perigo potencial'. A situação meteorológica daquele período determinado é potencialmente perigosa.
  • Um 'alerta laranja' significa 'perigo. A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.
  • Já o 'alerta vermelho' aponta uma condição meteorológica de 'grande perigo'. Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional em determinado período.
Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!