DE NOVO

Inmet coloca o litoral de SP em alerta amarelo para chuvas intensas

Ar frio de origem polar, que chegará na retaguarda da frente fria que avança para São Paulo, deve diminuir as temperaturas, inclusive no litoral

Esther Zancan
Publicado em 17/04/2024, às 13h57 - Atualizado às 14h31

FacebookTwitterWhatsApp
Previsão do Inmet indica chuvas entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia - Imagem ilustrativa/Unsplash
Previsão do Inmet indica chuvas entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia - Imagem ilustrativa/Unsplash

Apesar das temperaturas em alta no litoral de São Paulo nesta quarta-feira (17), parece que vem chuva por aí, devido à chegada de uma frente fria. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial), no fim desta manhã, para chuvas intensas na faixa litorânea paulista. A advertência é válida até a manhã de quinta-feira (18). O instituto já havia emitido avisos de mesmo teor para a região, na segunda-feira (15) e terça-feira (16).

A previsão do Inmet indica possibilidade de chuvas entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia e ventos intensos, entre 40-60km/h. É baixo o risco de alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta amarelo
Alerta amarelo do Inmet foi divulgado no fim da manhã desta quarta-feira (17) - Reprodução/Inmet

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

O Inmet lembra que, em caso de rajadas de vento, não é recomendável se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Primeiro "frio"

O Instituto Climatempo divulgou que o ar frio de origem polar, que chegará na retaguarda da frente fria que avança para São Paulo, deve diminuir as temperaturas no estado, inclusive no litoral. Deverá ser o primeiro "frio" de 2024.

As temperaturas começam a declinar no decorrer da quinta-feira (18). No litoral, a queda nas temperaturas não deve ser tão acentuada, com mínimas por volta de 18 graus nos próximos dias. Já a capital paulista pode registrar temperatura mínima de 13 graus, no sábado (20), o que, ao se confirmar, será a menor temperatura do ano registrada na cidade até o momento. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!