LÁ VEM A CHUVA

Frente fria avança e litoral de SP já tem alertas para chuvas intensas

De acordo com o Climatempo, frente fria traz massa de ar frio de moderada a forte, que poderá provocar grande choque térmico

Esther Zancan
Publicado em 02/04/2025, às 14h39

FacebookTwitterWhatsApp
Baixada Santista pode ter volume de precipitação superior a 100mm - Imagem ilustrativa/Unsplash
Baixada Santista pode ter volume de precipitação superior a 100mm - Imagem ilustrativa/Unsplash

O avanço de uma frente fria, a partir desta quinta-feira (3), fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgasse, de forma antecipada, um alerta laranja (perigo) para chuvas intensas entre o início da madrugada de sexta-feira (4) e o fim da noite de sábado (5). A previsão do instituto indica chuva entre 30mm e 60mm/h ou 50mm e 100mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 60km e 100km/h. O alerta abrange também a Região Metropolitana de São Paulo e os Vales do Ribeira e Paraíba.

O Instituto Climatempo alerta para risco maior de temporais na quinta-feira, pois a aproximação da frente fria, que trará uma massa de ar frio de moderada a forte, poderá provocar grande choque térmico sobre São Paulo, e facilitar a formação de nuvens carregadas no estado. A temperatura deve começar a baixar na sexta-feira, devido a grande quantidade de nuvens, chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar. 

A Defesa Civil de Santos prevê chuvas já a partir desta quinta-feira, que podem ser de forte intensidade a partir da tarde. Na sexta e no sábado o volume de precipitação pode ser superior a 100mm. Há também risco de rajadas de vento superiores a 80km/h.

Alerta amarelo

Para esta quarta-feira (3), também existe um alerta ativo do Inmet. O alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas segue até a manhã de quinta-feira. A advertência é válida para todo o território paulista e a previsão indica chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 40/60km/h.

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!