Mesmo com a presença do Sol, há alerta de tempestade para parte do litoral de SP nesta segunda-feira (31); abril deve registrar ondas de frio
Esther Zancan
Publicado em 31/03/2025, às 11h09
Depois de um fim de semana aproveitável, com tempo ensolarado, temperaturas em alta e nada de chuva, a previsão do tempo indica que este início de semana siga com Sol, no litoral de São Paulo, mas com possibilidade de chuvas que podem vir de forma mais intensa. Quem está ansioso por um friozinho, com a cara do outono, pode se animar, pois ele já está a caminho.
De acordo com o Instituto Climatempo, três massas de ar frio de origem polar devem atingir o Brasil na primeira quinzena de abril. Mas, só a segunda e a terceira é que devem causar queda de temperatura mais acentuada em algumas regiões do país. Uma quarta massa de ar frio, com potencial para resfriamento acentuado no centro-sul do Brasil, está prevista para o final de abril.
O Climatempo prevê que a primeira massa de ar frio chegue ao país já nesta virada de mês, mas que seus efeitos só devem ser sentidos na região Sul. A segunda massa de ar frio está prevista entre os dias 5 e 9 de abril, e deve provocar um leve resfriamento no sul e leste de São Paulo. A terceira massa deve chegar entre os dias 12 e 16 de abril, e promete uma queda de temperatura de moderada a forte no oeste, sul e leste de São Paulo.
Para esta semana, ainda segundo o Climatempo, a previsão é de que o tempo siga com predomínio de Sol até a quarta-feira (2), apenas com possibilidade de pancadas rápidas de chuva e temperaturas entre os 20 e 28 graus. Já a partir de quinta-feira (3), as chuvas devem ganhar força e se apresentar de forma mais intermitente. Essas condições devem seguir pelo fim de semana, e temperaturas máximas com queda. A Defesa Civil de Santos adverte para a possibilidade de volume alto de chuva no fim de semana na Baixada Santista.
Já de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas pancadas de chuva neste início de semana podem ser fortes. O órgão divulgou alerta amarelo (perigo potencial) para tempestades para o litoral de São Paulo, desde a altura da cidade de Praia Grande até Ubatuba. A advertência passa a valer a partir do meio-dia desta segunda-feira (31) e segue válida até às 22 horas de hoje.
O alerta abrange também a Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e quase a totalidade do interior, apenas com o Vale do Ribeira e sul do estado de fora. A previsão do Inmet indica chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h, e possibilidade de queda de granizo.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.