CHUVA, VENTOS E RESSACA

Frente fria avança e litoral de SP entra em alerta de fortes ventos no feriado

Defesa Civil e Marinha do Brasil informam que frente fria vem acompanhada de ventos de até 74 km/h, ondas de três metros e mar com ressaca até sexta

Redação
Publicado em 10/10/2023, às 20h29 - Atualizado às 21h31

FacebookTwitterWhatsApp
Frente fria vem acompanhada de chuva, ventos e ressaca está prevista a partir das 15h - Foto: Natália Castanheira
Frente fria vem acompanhada de chuva, ventos e ressaca está prevista a partir das 15h - Foto: Natália Castanheira

A chegada de uma nova frente fria ao litoral de São Paulo, na quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, vem acompanhada de ventos de moderado a forte que podem chegar a 74 km/h.

De acordo com o alerta da Defesa Civil e da Marinha do Brasil, devido a frente fria acompanhada dos fortes ventos, as ondas devem atingir entre 2,5 a 3 metros de altura e mar com ressaca, principalmente no litoral norte de São Paulo.

O alerta é válido a partir das 15h de quinta-feira às 21h de sexta-feira (13) e há previsão de chuva durante todo o feriado. Por isso, a orientação é para que praticantes de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surfe, windsurfe, lite surfe, assim como a comunidade pesqueira e de embarcações de esporte e recreio evitem ir ao mar.

Em caso de rajadas de ventos e trovoadas, a recomendação é que a população adote cuidados para não colocar sua vida em risco. Dentre eles, é indicado que as pessoas não fiquem próximas a janelas, campos abertos e, sobretudo, evitem usar aparelhos eletrônicos, especialmente se estiverem conectados à tomada.

Próximos dias

Devido a passagem da frente fria, o litoral paulista ainda deve ser de chuva no sábado (14), segundo informações do Climatempo. A temperatura não deve passar dos 21 graus e a chuva deve cair o dia todo.

Já no domingo (15), a frente fria se afasta de São Paulo e o tempo melhora. O sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora. A temperatura máxima deve alcançar 25 graus.

A Defesa Civil e a Marinha do Brasil monitoram a situação e recomendam que a população fique atenta às informações meteorológicas. Em caso de emergência, ligue para o 199 da Defesa Civil, ou 193 do Corpo de Bombeiros.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!