Alerta mais severo é para a Baixada Santista; Inmet e Defesa Civil de Santos também alertam para a possibilidade de chuvas fortes
Esther Zancan
Publicado em 21/02/2025, às 13h55
A Defesa Civil do estado de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (21), alertas de temporais para o estado, até o domingo (23). Para a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, são esperados altos níveis de chuvas. Já para o litoral norte, Região Metropolitana de São Paulo e algumas áreas do interior, o alerta é para volumes moderados de precipitações. A advertência começa a valer já a partir desta sexta-feira (21).
O órgão recomenda que se evite áreas de risco, como encostas e margens de rios. É importante também que a população se mantenha em locais seguros durante as tempestades. Redobre a atenção no litoral e em regiões com acúmulo de chuvas recentes. Em caso de emergências, ligue 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja (perigo) para chuvas intensas em parte do litoral paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e regiões de Campinas e Sorocaba. No litoral de São Paulo, a advertência abrange desde Peruíbe até Ubatuba e é válida até a manhã de sábado (22). A previsão do instituto é de chuva entre 30mm e 60mm/h ou 50mm e 100mm/dia e possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 60km e 100km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A Defesa Civil de Santos informa que, nesta sexta-feira, há atuação de áreas de instabilidade de forma mais direta sobre a região da Baixada Santista. Espera-se formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva principalmente no período da tarde, com chance de ocorrer também durante à noite. Há possibilidade de as pancadas adquirirem intensidade forte em
alguns momentos e gerar acumulado significativo de precipitação.
Para o sábado, também há previsão de elevada nebulosidade e chuvas em alguns períodos, mas com menor intensidade e volume do que em relação a hoje. O risco para temporais também será menor. Nos dias subsequentes, a tendência será de gradual melhora do tempo e redução das chances de chuva, principalmente, a partir de segunda-feira (24).
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.