Santos apresentou melhora na balneabilidade nesta semana, mas Mongaguá e Peruíbe seguem com quase todas as praias com bandeira vermelha da Cetesb
Esther Zancan
Publicado em 21/02/2025, às 09h31
A situação da balneabilidade na Baixada Santista segue complicada. De acordo com o boletim da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), divulgado na quinta-feira (20), a região apresenta mais de 30 praias não recomendadas para o banho. Confira a situação de cada cidade e também do litoral sul paulista:
Nesta época de chuvas, a Cetesb adverte que não é recomendado o banho de mar 24 horas após as precipitações. A companhia também recomenda que a população evite entrar no mar se a praia estiver classificada como imprópria. Não é aconselhável banhar-se em canais, córregos e rios que deságuam no mar. Evite ainda a ingestão da água do mar.
Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais propensas a desenvolver doenças ou infecções após nadarem em águas contaminadas. Além da gastroenterite, outras doenças podem ser contraídas, como infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.