FIM DO VERÃO 2024

Bolha de calor avança e litoral de SP registra sensação térmica de 40°C

Névoa atípica para esta época do ano foi registrada na manhã deste sábado (16); onda de calor deve durar até o início da próxima semana

Redação
Publicado em 16/03/2024, às 13h00 - Atualizado às 13h37

FacebookTwitterWhatsApp
Sensação térmica chegou aos 40°C,  no início da tarde deste sábado (16) - Foto: Lenildo Silva
Sensação térmica chegou aos 40°C, no início da tarde deste sábado (16) - Foto: Lenildo Silva

O litoral de São Paulo vive um fim de semana de calor intenso, com temperaturas elevadas e sensação térmica que chegou os 40°C, no início da tarde deste sábado (16). Uma bolha de calor, estacionada sobre todo o Brasil, intensifica o abafamento na Baixada Santista e no litoral norte.

O Instituto Climatempo explica que o fenômeno resulta de um bloqueio atmosférico na América do Sul, que inibe a formação de nuvens e chuvas, aumenta a incidência de radiação solar e torna o solo mais seco. Esse contexto agrava ainda mais a intensidade do calor nas áreas costeiras.

Previsão de tempo
Termômetros marcavam sensação térmica de 40°C em Bertioga - Reprodução

Névoa atípica no litoral

Em meio à onda de calor, um fenômeno raro chamou a atenção, na manhã de hoje; quem acordou mais cedo pôde contemplar uma névoa atípica no litoral. Segundo o climatologista Rodolfo Bonafim, a névoa se formou devido ao "entrechoque" entre duas massas de ar: a massa de ar quente e seco do interior do continente e a massa de ar mais fresca e úmida do litoral. “Este tipo de névoa é extremamente raro nesta época do ano, pois, geralmente, ocorre no final do inverno/início da primavera. No entanto, a poderosa massa de ar quente e seco do interior do continente encontrou-se com a massa de ar mais fresca e úmida do litoral, criando condições perfeitas para a formação da névoa”, disse Bonafim.

Previsão para o final do verão

A onda de calor deve persistir até o início da próxima semana. A previsão para o final do verão é de tempo firme e temperaturas elevadas, até mesmo na quarta-feira (20), quando tem início o outono, às 00h06. A situação só deve começar a mudar no fim da semana, com a presença mais constante da chuva.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!