MAR REVOLTO

Baixada Santista entra em estado de atenção para ondas de até 3 metros; entenda os riscos

Além do estado de atenção, previsão do tempo indica que chuva deve seguir nesta quarta (2) e quinta-feira (3); São Sebastião tem alerta do Cemaden

Ressaca na orla de Santos
Santos terá maré alta ao longo de toda esta semana - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos divulgaram que todas as cidades da Baixada Santista estão em estado de atenção por causa da previsão de altura significativa das ondas nos próximos dias, que devem ficar entre 2 e 3 metros. 

Segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) e da Sala de Situação da Baixada Santista, Santos terá maré alta ao longo de toda esta semana, com picos diários que podem alcançar 1,4m em toda a região de orla marítima e 1,7m no interior do estuário, com altura máxima prevista para quinta-feira (3), mantendo o aumento de 50cm em relação à tábua de marés.  

Para os próximos dias, a previsão é que o mar fique mais agitado na baía de Santos, com ondas do quadrante sul que podem ultrapassar 2,5m de altura significativa entre esta quarta-feira (2) e quinta-feira. Se as previsões meteorológicas e oceanográficas se confirmarem, podem ocorrer inundações e alagamentos pontuais durante o período. Em caso de emergência, a população deve ligar para o número 199 da Defesa Civil.

Chuva segue

Chuva em Santos
Tempo só deve começar a melhorar na sexta-feira (4) - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

De acordo com a Defesa Civil de Santos, uma frente fria ainda segue em atuação na Baixada Santista, e o tempo deve permanecer chuvoso nestas quarta e quinta-feira. O órgão alerta que a chuva persistente poderá gerar volume elevado de precipitação acumulada. O tempo deve melhorar na sexta-feira (4), com chuvas mais fracas e de baixo volume.  

Apesar da chuva que não para, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) não tem alertas ativos na Baixada Santista. O único alerta em vigor no estado de São Paulo é para a cidade de São Sebastião, no litoral norte. A advertência é de nível moderado para movimentos de massa.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!