CALOR DEMAIS

Atenção: estado de SP está em alerta laranja para onda de calor

Alerta do Inmet para onda de calor é válido desta segunda-feira (18) até domingo (24); calor pode trazer risco à saúde e recordes podem ser batidos

Esther Zancan
Publicado em 18/09/2023, às 10h38

FacebookTwitterWhatsApp
Alerta do Inmet é válido até domingo (24) - Reprodução/Inmet
Alerta do Inmet é válido até domingo (24) - Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira (18) um alerta laranja (Perigo) para uma onda de calor em praticamente todo o estado de São Paulo. A advertência é válida da manhã desta segunda até o início da noite de domingo (24).

O Inmet alerta que há risco para a saúde. As temperautras devem ficar 5 graus acima da média entre três a cinco dias. A MetSul Meterorologia advertiu na noite de domingo (17) que um episódio excepcional de calor vai atingir grande parte do Brasil nos próximos dias. 

Os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso devem registrar altas temperaturas, mas São Paulo também deve sofrer com os termômetros em alta. O pico do calor está previsto para o fim desta semana e o início da próxima, segundo o instituto.

A MetSul lembrou ainda que a maior temperatura já registrada no Brasil foi 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020. É provável que esse recorde seja batido durante essa "bolha de calor". 

O instituto alerta que a capital paulista deve também ter quebra de recorde de calor. Mas as altas temperaturas no território paulista deve ficar para o interior. É possível que em alguns locais a temperatura se aproxime dos 45 graus. 

Previsãod e temperaturas para SP
Mapa mostra previsão de temperaturas para os próximos dias no estado de SP - Reprodução/MetSul

Ainda de acordo com prognósticos da MetSul, o litoral paulista também terá dias quentes pela frente, mas ainda deve ser um dos locais mais frescos no estado de São Paulo.

Entenda a classificação de alertas do Inmet

Mas afinal o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?

Quando o Inmet fala em "alerta amarelo" quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período determinado é potencialmente perigosa.

Um "alerta laranja" significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.

Já o "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional em determinado período.

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!