ATENÇÃO!

Alerta para chuvas e gabinete de crise são prorrogados até quarta-feira (5)

Baixada Santista, litoral norte e outras regiões paulistas devem registrar acumulados expressivos de chuvas; Inmet também prorrogou alerta laranja

Esther Zancan
Publicado em 02/02/2025, às 16h53

FacebookTwitterWhatsApp
Inmet prevê possibilidade de 100mm de chuvas até o início da noite de segunda-feira (3) - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Inmet prevê possibilidade de 100mm de chuvas até o início da noite de segunda-feira (3) - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

A Defesa Civil de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até quarta-feira (5). As regiões mais afetadas incluem a Baixada Santista e o litoral norte, além do Vale do Ribeira, regiões de Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, a capital e a Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.

Devido ao alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, a atenção está redobrada para os municípios da faixa leste paulista. Por causa disso, o gabinete de crise do governo de São Paulo será prorrogado até quarta-feira, e funcionará presencialmente das 14h às 22h. A intenção é continuar o monitoramento da situação e coordenar ações emergenciais.

O governador Tarcísio de Freitas acompanhou, na manhã deste domingo (2), a ação do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil de São Paulo, que atende famílias atingidas pelas fortes chuvas do fim de semana. Tarcísio anunciou que o governo estadual já enviou, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, 8.853 itens de ajuda humanitária, como cestas básicas, colchões, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, roupas, brinquedos, calçados e água para diversas cidades afetadas pelas chuvas. As entregas começaram no sábado (1º), logo após as primeiras ocorrências.

Cellbroadcast emitiu oito alertas desde sexta-feira

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alertas pelo cellbroadcast para seis regiões do estado desde a noite de sexta-feira (31) e, agora, monitora alagamentos e pontos críticos. Receberam alertas as cidades de São Paulo, o ABC paulista, Franco da Rocha, Guarujá e Santos.

Recomendações da Defesa Civil

  • Evite transitar por locais alagados;
  • Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes;
  • Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes;
  • Acompanhe a previsão do tempo e atualizações da Defesa Civil.

O monitoramento segue em tempo real e novas orientações poderão ser divulgadas conforme a evolução do cenário.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia também prorrogou um alerta laranja (perigo) para chuvas intensas em todo o litoral de São Paulo e boa parte do estado. Agora, a advertência é válida até o início da noite de segunda-feira (3). A previsão do instituto indica chuva entre 30mm e 60mm/h ou 50mm e 100mm/dia, e possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 60km e 100km/h). Há risco de corte de energia elétrica, alagamentos e de descargas elétricas.

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!