ATENÇÃO!

Alerta laranja para tempestades está em vigor no litoral de SP

Alerta do Inmet é válido até o fim da noite de quarta-feira (21); há previsão de chuvas de até 100mm, ventos intensos e queda de granizo

Esther Zancan
Publicado em 20/02/2024, às 10h38 - Atualizado às 10h52

FacebookTwitterWhatsApp
Boa parte do estado de SP também está sob alerta laranja para tempestades - Imagem ilustrativa/Pexels
Boa parte do estado de SP também está sob alerta laranja para tempestades - Imagem ilustrativa/Pexels

O litoral de São Paulo apresenta alerta laranja (perigo) para tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a advertência, nesta manhã de terça-feira (20), e ela é válida até o fim da noite de quarta-feira (21). O alerta em vigor abrange também outras regiões do estado. A previsão do Inmet indica chuvas entre 30mm e 60mm/h ou 50mm e 100mm/dia, ventos intensos (60-100km/h) e possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos.

O Inmet lembra que, em caso de rajadas de vento, não é recomendável se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Entenda a classificação de alertas do Inmet

Alerta laranja
Alerta laranja do Inmet divulgado nesta terça-feira (20) - Reprodução/Inmet

Mas, afinal, qual o significado de cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com eles?

  • Quando o Inmet fala em 'alerta amarelo' quer dizer que há um 'perigo potencial'. A situação meteorológica daquele período determinado é potencialmente perigosa.
  • Um 'alerta laranja' significa 'perigo'. A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.
  • Já o 'alerta vermelho' aponta uma condição meteorológica de 'grande perigo'. Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional em determinado período.
Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!