TÚNEL

Representantes da APS visitam túnel igual à ligação Santos-Guarujá, na China

Túnel existente na cidade de Guangzhou é semelhante ao projeto daquele que ligará Santos a Guarujá; dezenas deles já estão em uso na China

Redação
Publicado em 05/06/2024, às 08h51 - Atualizado às 10h13

FacebookTwitterWhatsApp
Pomini e operários chineses responsáveis pela construção do túnel em Guangzhou - APS
Pomini e operários chineses responsáveis pela construção do túnel em Guangzhou - APS

Representantes da Autoridade Portuária de Santos (APS) estiveram na China, para conhecer de perto a obra de um túnel com características similares ao projeto para o futuro túnel Santos-Guarujá, que os governos federal e estadual pretendem construir, para conectar as duas margens do canal de navegação do porto de Santos. O túnel visitado tem cerca de um quilômetro de extensão e ligará as duas margens do canal que divide a cidade de Guangzhou; ele se encontra em plena construção. Dezenas destes túneis já estão em uso no país asiático.

O canteiro de obras deste túnel chinês foi visitado pelo presidente da APS, Anderson Pomini, na terça-feira (4). Ele caminhou pelo dique seco no qual estão sendo fabricados os quatro blocos de concreto que serão assentados sob o fundo do canal.  De acordo com a APS, durante a visita, ficou demonstrado que o túnel Santos-Guarujá, esperado há 97 anos, é um sonho possível.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Duas grandes estruturas em concreto, cada uma com cem metros de comprimento, mais de nove metros de altura e 30 de largura, estão lado a lado, no canteiro de obras, permitindo viabilizar a entrada e saída do túnel. As enormes peças em concreto estão em fase de vedação e quase prontas para serem colocadas sob as águas do canal, com a abertura da comporta e rebocadas em flutuantes.

Segundo Pomini, após visita ao local, acompanhado por engenheiros e trabalhadores, “impressiona o tamanho das peças de concreto e a técnica aplicada. Foi a sensação de ver que tudo que colocamos no papel, sobre o túnel Santos-Guarujá, estava ali, já sendo realizado”.

Projeção do túnel entre Santos e Guarujá
Projeto do futuro túnel Santos-Guarujá - Divulgação/Vou de Túnel

Outro módulo, já concluído, flutua no canal em frente ao canteiro de obras, a espera dos demais, como se mostrasse à equipe do porto de Santos a viabilidade de cada etapa da construção. Quando estiverem prontos, os quatro módulos deste túnel chinês, que terá 430 metros de extensão imersos, serão assentados no leito do canal e devidamente cobertos por material especial. O túnel que está sendo feito na China é apenas um dos muitos, de diversos tamanhos, que já estão em uso e que receberam a mesma concepção e tecnologia no país oriental. Mais de 300 operários trabalham no local. 

“A imensa obra está lá, em ritmo acelerado, provando que é possível fazer o túnel Santos-Guarujá, agora, numa parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos do governo federal, com a participação da Autoridade Portuária de Santos, e o governo do estado de São Paulo”, afirmou Pomini, que segue em missão na China, integrada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e diversos ministros.

Com informações de Autoridade Portuária de Santos - APS

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!