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Audiências públicas debatem propostas para o túnel Santos-Guarujá

Na audiência realizada em Guarujá, um dos temas abordados foi a possibilidade de uma estrada para conectar o túnel até a entrada da cidade

Redação
Publicado em 19/04/2024, às 09h59 - Atualizado às 10h23

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Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens, por meio de balsas - Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens, por meio de balsas - Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Santos e Guarujá sediaram, nesta semana, audiências públicas sobre o projeto do túnel submerso, que  ligará as duas cidades, promovidas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).  O público presente obteve informações detalhadas e contribuíram  com propostas para o aprimoramento do projeto, em aspectos como construção, operação, manutenção e realização dos investimentos necessários, para a exploração da futura ligação entre os dois municípios. 

A primeira audiência aconteceu na quarta-feira (17), na Associação Comercial de Santos. “O túnel é um sonho antigo, mas esse sonho tem que sair do papel. E esse é o momento. É uma obra que une cidades, une pessoas e que reforça o pacto federativo, na união do governo federal, estadual e os municípios, principalmente, Santos e Guarujá”, destacou o prefeito Rogério Santos, na abertura do evento.

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O prefeito de Santos lembrou também que será uma obra inédita no país, pela metodologia e tecnologia inovadoras. “As audiências públicas seguem para o aprimoramento do projeto, e Santos já fez as suas indicações ao governo do estado, à comissão organizadora, colocando as nossas preocupações em relação a possíveis desapropriações, que não tenham viadutos na área urbana e com a mudança do trânsito”.

A estimativa da Artesp  é de que, após os períodos de audiências públicas e análises das sugestões, o edital do túnel seja lançado no próximo ano. O projeto do túnel submerso  Santos-Guarujá tem investimento estimado em R$ 5,96 bilhões, com prazo de concessão de 30 anos. 

Audiência pública em Santos
Primeira audiência pública foi realizada  na Associação Comercial de Santos -  Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Milton Persoli, diretor geral da Artesp, destacou a importância das audiências públicas: "Estamos comprometidos em ouvir as contribuições da comunidade e dos especialistas, visando aprimorar ainda mais este projeto vital para a infraestrutura e a qualidade de vida na Baixada Santista. Serão quase R$ 6 bilhões investidos e um retorno inestimável em desenvolvimento econômico, empregos e mobilidade para a região."

Persoli também enfatizou a complexidade e os benefícios do projeto: “Com uma profundidade de 21 metros, será o primeiro túnel imerso do tipo na América Latina. Inovação que reduzirá os atuais 40 quilômetros em rodovias ou a travessia por balsa por um percurso de 870 metros.”

Audiência em Guarujá

Na quinta-feira (18), foi a vez de Guarujá abrigar uma das três audiências públicas (nesta sexta-feira (19), ocorre a terceira audiência, na sede da Autoridade Portuária de Santos). O evento ocorreu no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no Jardim Tejereba. Alguns dos temas abordados, segundo apuração da reportagem do Portal Costa Norte, foram a criação de brigada de bombeiros e demais agentes de segurança, para atender possíveis ocorrências dentro do túnel; a previsão do valor da tarifa por sentido, estimada em  R$  6,15 reais, e  gratuita para pedestres e ciclistas; e a possibilidade da construção de uma estrada para conectar o túnel à entrada de Guarujá. 

Benefícios ao porto

Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens, que separam ambas as cidades, por meio de balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres, de acordo com informações do governo de São Paulo. Mas o túnel não beneficiará apenas essa população. O projeto também deve fomentar o desenvolvimento e a expansão do porto de Santos.

Segundo a advogada marítima Cristina Wadner, de Santos, a construção do túnel  atuará em um dos maiores gargalos do porto, que é o acesso. “O túnel vai ficar entre as duas margens do porto. Se pensarmos na travessia seca, que tem uma demora de 45 minutos, além de tirar os caminhões da estrada para fazer esse percurso, essa travessia deve demorar em média dois minutos. Temos também a questão da travessia da balsa. Há um movimento crescente de navios, com travessias de duas horas de espera por conta da paralisação, que se dá com a passagem dos navios maiores que estamos recebendo. Com o túnel, essa travessia deve demorar cerca de 10, 15 minutos”, afirmou Cristina.

Túnel Santos-Guarujá

Projeção de como será o túnel Santos-Guarujá
Projeto do túnel Santos-Guarujá tem um investimento estimado em R$ 5,96 bilhões - Divulgação

O primeiro túnel submerso do Brasil promete reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre Santos e Guarujá. Com uma extensão total de 1,5km, o túnel terá 870 metros e será construído a uma profundidade mínima de 21 metros, sob o canal que abriga o porto de Santos, o mais movimentado do país. O projeto inclui três faixas de rolamento por sentido, com uma das faixas adaptável para receber o veículo leve sobre trilhos (VLT), além de uma ciclovia e uma via compartilhada para pedestres.

Veja também: Entenda como será construído o túnel Santos-Guarujá por baixo do mar

A construção do túnel, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será feita via parceria público-privada (PPP), com financiamento conjunto da União e estado de São Paulo; está inserida no pacote de obras que o porto receberá nos próximos quatros anos, de  R$ 12,6 bilhões em investimentos, entre recursos públicos e PPPs. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto

Além das audiências públicas, as contribuições ao projeto também podem ser encaminhadas por meio de formulário na internet, até o dia 3 de maio.

Com informações de prefeitura de Santos e Artesp

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