TÚNEL E PONTE

‘Que se adote o formato que não prejudique a expansão do porto’, diz Rogério

Prefeito de Santos informa que o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, está empenhado para executar a obra

Thiago Reis Dantas
Publicado em 03/02/2023, às 14h15 - Atualizado às 14h41

FacebookTwitterWhatsApp
Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, observa monitores que mostram a movimentação do porto Márcio França na SPA Márcio França observa monitores - Twitter
Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, observa monitores que mostram a movimentação do porto Márcio França na SPA Márcio França observa monitores - Twitter

A construção de uma ligação seca entre Santos e Guarujá, promessa de quase um século, ganhou força nos últimos tempos e o portal Costa Norte procurou as autoridades envolvidas direta e indiretamente na execução da ideia. 
O prefeito de Santos, Rogério Santos, disse em entrevista ao portal que o licenciamento ambiental e o projeto para a construção da ligação seca já existem e que a necessidade no momento é a captação de recursos para a realização da obra.
“O ministro Márcio França se mostra empenhado em tirar esse projeto histórico do papel, que muito beneficiará a Baixada Santista”, afirmou o prefeito.

Túnel ou ponte? Os dois!

Sobre a escolha entre a construção de um túnel ou uma ponte, Rogério é receptivo às duas possibilidades; sendo a ponte voltada para o transporte de cargas e o túnel como uma solução para o tráfego urbano. “O importante é que se adote o formato de via que não prejudique a expansão do porto e aprimore a mobilidade, inclusive com a possibilidade de expansão da linha do VLT para o litoral Norte de São Paulo”. 

Rogério Santos disse que o licenciamento ambiental e o projeto para a construção da ligação seca já existem Prefeito Rogério Perfil Rogério Santos (Diário do Litoral)

Na opinião do prefeito, as cidades da Baixada Santista, especialmente aquelas que abrigam setores do porto, como Santos, Guarujá e Cubatão, precisam ser ouvidas sobre os impactos trazidos por essa atividade. "O porto é parte da Baixada Santista, que é impactada pelo fluxo de caminhões no meio ambiente, turismo, segurança e emprego”, disse.

Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, observa monitores que mostram a movimentação do porto Márcio França na SPA Márcio França observa monitores (Twitter)

“Agora, na nova gestão federal a cargo do ministro Márcio França, há um novo entendimento sobre os assuntos portuários com maior foco na privatização de serviços, como a dragagem e de terminais, mas mantendo-se o controle governamental da gestão. Márcio é da Baixada Santista e entende bem as demandas da região”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!