POR POUCO

Praticagem de São Paulo evita acidente com navio no porto de Santos

O navio porta contêiner, de 300 metros, precisou das perícias do prático Pedro Tkotz e dos rebocadores, que chegaram ao local em apenas 26 minutos

Redação
Publicado em 23/01/2024, às 11h09 - Atualizado às 11h41

FacebookTwitterWhatsApp
O navio ficou perpendicular ao cais, quase à deriva, forçando uma das defensas do berço - Praticagem de São Paulo
O navio ficou perpendicular ao cais, quase à deriva, forçando uma das defensas do berço - Praticagem de São Paulo

Um vento forte e não previsto, de aproximadamente 100km/h, atingiu o porto de Santos e causou o rompimento de cabos de amarração de um navio porta contêiner de 300 metros, na noite de sexta-feira (19), por volta das 19h30. Devido à rapidez no atendimento, a Praticagem de São Paulo conseguiu evitar um acidente, com o apoio de rebocadores.

A embarcação MSC Adonis estava atracada no berço 1, do Brasil Terminal Portuário (BTP) e, após o rompimento dos cabos, ficou perpendicular ao cais, quase à deriva, com o bico de proa forçando uma das defensas do berço. 

A autoridade marítima informou que o prático Pedro Tkotz foi avisado da emergência pelos operadores Felipe Valle e Marcelo Rigos, do C3OT (Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego da Praticagem de São Paulo). Pedro se dirigiu para o BTP e chamou os rebocadores que, em 26 minutos, chegaram ao local a tempo de embarcar no navio. Com auxílio dos rebocadores, eles conseguiram alinhar a embarcação ao cais e, logo em seguida, reatracá-la em segurança no mesmo berço. 

Fábio Mello Fontes, presidente da Praticagem de São Paulo, estava a bordo de outro navio do mesmo perfil, que entrava no porto, o Maersk Lota, e conseguiu evitar a colisão com o MSC Adonis. “O vento veio de repente; no lugar onde eu estava, que é uma área mais abrigada, deu 94km por hora. Assim que informado, eu abortei a manobra de entrada, reduzi a velocidade e fiquei parado por cerca de duas horas e meia, nas imediações da Alfândega, com o apoio de dois rebocadores, até o problema estar resolvido e atracar ao lado do Adonis” relata.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!