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Porto de São Sebastião retoma transporte de café após 60 anos

Carga de 8 mil toneladas de café saiu do porto com destino à Alemanha; última operação do setor cafeeiro feita no porto ocorreu na década de 1960

Redação
Publicado em 12/09/2024, às 08h11 - Atualizado às 08h51

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Brasil é o maior exportador de café do mundo - Divulgação
Brasil é o maior exportador de café do mundo - Divulgação

O porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, realizou nesta semana a primeira operação de café para exportação, depois de mais de 60 anos sem movimentações desse tipo. Por meio da Seaforte, empresa do grupo paranaense FTSpar, a Companhia Docas de São Sebastião voltou a ter café na lista de produtos para exportação.

Mais de 8.000 toneladas de café verde, produzidos em Minas Gerais e São Paulo, foram embarcadas com destino à Alemanha. A última operação do setor cafeeiro feita no porto de São Sebastião havia ocorrido na década de 1960.

O diretor-presidente da Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, comemora: “Operar esta carga depois de tantos anos em nosso porto reafirma o nosso compromisso de trabalhar com os operadores portuários e propiciar condições para que novas cargas sejam captadas e consolidadas. Continuamos confiantes e trabalhando para manter a atratividade do porto de São Sebastião”.

O Brasil é o maior exportador de café do mundo. O país é responsável por cerca de 40% de toda a produção global, e a expectativa para a safra 2023/2024 é de mais de 66 milhões de sacas. O CEO da FTSpar, Andre Maragliano, avalia: “Para nós, brasileiros, o café é um produto que dá muito orgulho. Sabemos da qualidade que o coloca como o melhor café do mundo. A FTS tem como marca a diversificação nas operações. Esta, em São Sebastião, é uma quebra de paradigma em um curto espaço de tempo. Então, para nós, é muito importante a retomada desse tipo de operação que há muito tempo não era realizada”.

Porto de São Sebastião

O porto de São Sebastião é um porto público, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). Tem uma configuração de acesso que o coloca como a terceira melhor região portuária do mundo. Ele tem acesso facilitado por meio da rodovia dos Tamoios, que está interligada aos principais acessos do estado de São Paulo, e também pela proximidade com a malha ferroviária e o aeroporto internacional de São José dos Campos.

Os principais produtos de importação são barrilha; sulfato de sódio; malte; cevada; trigo; produtos siderúrgicos; máquinas e equipamentos; bobinas de fio de aço e cargas gerais. Já na exportação, as principais cargas operadas são açúcar a granel e ensacado; veículos; peças; máquinas e equipamentos; vitualhas; produtos siderúrgicos e cargas gerais.

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