Com a conclusão da dragagem, será feito novo levantamento hidrográfico para homologação de calado pela Capitania dos Portos
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou que finalizou, no mês de agosto, a obra de dragagem de aprofundamento dos berços de atracação, entre os armazéns 12A e 20/21. De acordo com a APS, a obra marca um importante avanço para a eficiência operacional do Porto de Santos.
A conclusão do projeto envolveu a remoção de aproximadamente 100 mil metros cúbicos de sedimentos e 500 metros cúbicos de resíduos de jet-grouting (material de maior dureza, remanescente da obra de reforço estrutural dos berços de atracação), o que garante a profundidade de 14,60 metros e permite atracação de embarcações de maior porte.
O presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que “as obras em andamento e as concluídas no porto de Santos refletem o esforço contínuo para modernizar e expandir a infraestrutura portuária, garantindo maior competitividade e eficiência. As melhorias vão contribuir para o aumento da capacidade operacional e o fortalecimento do porto como o principal hub logístico do país.”
Em 2018, a APS já havia finalizado a recuperação e reforço estrutural do cais entre os armazéns 12A e 23, no trecho 3 do canal de navegação do Porto de Santos, o chamado cais de Outeirinhos, em uma extensão de 1,7 mil metros, preparando o local para a dragagem.
Em 2023, estudos foram iniciados para a contratação de empresa especializada para realização dos serviços e, em dezembro do ano passado, foi firmado contrato com a empresa Náutica Marítima Serviços Ltda., vencedora do processo licitatório, a qual iniciou a dragagem em março de 2024, após a mobilização dos equipamentos.
Ainda segundo a APS, o projeto foi concluído com sucesso graças ao alinhamento entre a APS, a empresa contratada e os terminais da região de Outeirinhos, para o estabelecimento de um cronograma de atuação, que prevê interdições nos berços para a realização dos serviços. O esforço conjunto foi essencial para superar os desafios da obra e garantir a finalização da dragagem, cujo investimento ultrapassou os R$ 13 milhões.
Agora, com a obra concluída, a APS realizará novo levantamento hidrográfico e uma inspeção subaquática nas áreas dragadas. Os resultados serão apresentados à Capitania dos Portos de São Paulo, para a homologação do novo calado operacional e, assim, abrir caminho para um porto mais competitivo e eficiente.
Com informações de Autoridade Portuária de Santos - APS