ESQUADRA BRASILEIRA

Navio NAM Atlântico chega ao litoral de SP e abre visitação no fim de semana

Capitânia da Esquadra Brasileira, NAM Atlântico, recebe visitantes no Porto de Santos e reforça laços da Marinha por meio de ações solidárias


Redação
Publicado em 03/07/2025, às 10h54

FacebookTwitterWhatsApp

Navio NAM Atlântico chega ao litoral de SP e abre visitação no fim de semana
Navio é capaz de operar simultaneamente até sete helicópteros de grande porte - Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil anunciou a chegada do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico ao Porto de Santos, neste sábado (5). Considerado o maior navio de guerra da América Latina, o Atlântico é a Capitânia da Esquadra e cumpre  agenda que inclui visitação pública a fim de que moradores do litoral de São Paulo e turistas conheçam o navio por dentro.

No domingo (6), o navio ficará aberto ao público das 9h às 15h, no cais da Marinha, no Porto de Santos. A entrada é gratuita. A iniciativa oferece à população da Baixada Santista e de outras regiões a oportunidade de conhecer o trabalho da Marinha e a importância para a segurança e o desenvolvimento nacional.

Além disso, a Capitania dos Portos de São Paulo e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Santos) convidam os visitantes a contribuírem com doações voluntárias de fraldas descartáveis (infantis e geriátricas) e alimentos não perecíveis. Os donativos serão repassados a instituições beneficentes da região.

Atlântico

O NAM Atlântico foi construído nos anos 1990 pelos estaleiros Kvaerner Govan e VSEL, no Reino Unido. Antes de integrar a Marinha do Brasil, serviu à Marinha Real britânica, que participou de operações humanitárias e de combate no Kosovo, América Central, Serra Leoa, Oriente Médio e Caribe. Em 2017, ainda sob a bandeira do Reino Unido, atuou nas ilhas do Caribe após o furacão Irma.

Após ser adquirido pelo Brasil, em 2018, o Atlântico passou a desempenhar papel estratégico. A missão envolve o controle de áreas marítimas e a projeção de poder sobre terra, mar e ar. Equipado para operações com helicópteros, veículos anfíbios e tropas de fuzileiros navais, o navio pode ser empregado em missões de combate, apoio logístico, evacuação e ajuda humanitária.

Com 203 metros de comprimento, o NAM Atlântico possui um convés de voo capaz de operar simultaneamente até sete helicópteros de grande porte. O navio dispõe de hospital de bordo, leitos de UTI, salas de cirurgia e equipamentos para missões de assistência médica, o que amplia a capacidade de resposta em situações de calamidade.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!