PASSAGEM PELA ÁFRICA

Navio cargueiro registra segundo tripulante com malária, em Santos

Três tripulantes de dois navios foram diagnosticados com a doença; pacientes estão em tratamento a bordo

Common Galaxy registrou segundo caso positivo para malária em tripulantes - Reprodução/MarineTraffic
Common Galaxy registrou segundo caso positivo para malária em tripulantes - Reprodução/MarineTraffic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta quarta-feira (17), novo caso de malária registrado no navio Common Galaxy, ancorado em Santos, na Baixada Santista. A embarcação, que passou pela Costa do Marfim, na África, registrou o segundo caso positivo para a doença em tripulantes. De acordo com a Anvisa, o paciente não apresenta sintomas e o tratamento é realizado a bordo do navio. Os dois tripulantes apresentaram sintomas de febre, dores musculares e foram levados para o hospital Beneficência Portuguesa de Santos, para exames.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

O primeiro caso de malária no Common Galaxy foi registrado no dia 7 de julho. Antes, a Anvisa já havia confirmado outro caso em 4 de julho, no Genco Picardy, que saiu do continente africano em 20 de junho.  A nota divulgada pela Anvisa, nesta quarta-feira, também informa que, na semana passada, foram concluídas a desinsetização e a testagem de todos tripulantes do Genco Picardi e do Common Galaxy e ressalta que a primeira embarcação não registrou novos casos.

As duas embarcações possuem bandeira das ilhas Marshall e transportam carga de açúcar a granel. 

APS

Por meio de nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a responsável por questões sanitárias é a Anvisa. Com relação à atracação dos navios, a APS esclareceu que,  até a manhã desta quinta-feira (18), as duas embarcações encontravam-se na área de fundeio (na Barra de Santos), aguardando atracação.

O navio Genco Picardy tinha previsão de atracação para esta quinta-feira (18), no terminal de exportação de açúcar do Guarujá (Teag). Já para o Common Galaxy, a estimativa é de que seja no próximo domingo (21), no terminal Tiplam, em Cubatão. A Autoridade Portuária de Santos ressaltou, ainda, que se trata de previsão e, portanto, está sujeito a alteração de data, e que a previsão não significa autorização para atracação. 

Malária

A malária é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por um parasita do gênero Plasmodium, transmitido para humanos por meio da picada de fêmeas infectadas Anopheles (mosquito-prego). Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer, mas as picadas costumam ser registradas em horários noturnos.

Apesar de não ser contagiosa,  segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ela pode ser transmitida pelo compartilhamento de seringas, transfusão de sangue ou até mesmo da mãe para feto, na gravidez.

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!