VEM AÍ

Autoridade Portuária de Santos anuncia concurso público para 250 vagas

Edital deve ser lançado ainda no mês de março e serão oferecidos cargos de níveis médio, técnico e superior

Redação
Publicado em 01/03/2024, às 17h00 - Atualizado às 17h06

FacebookTwitterWhatsApp
Havia 13 anos que a APS não realizava concurso na região - Divulgação/APS
Havia 13 anos que a APS não realizava concurso na região - Divulgação/APS

A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou, nesta sexta-feira (1º), a abertura de concurso público para o preenchimento de mais de 250 vagas no porto de Santos, em cargos de níveis médio, médio técnico e superior. O edital, previsto para ser publicado ainda no mês março, marca o primeiro concurso amplo da APS em 13 anos.

Serão oferecidos cargos de nível médio, como técnicos e guardas portuários; de nível médio técnico, em segurança do trabalho, edificações e eletricista; e nível superior, em áreas de engenharia; oceanografia; pedagogia; administração; direito; assistência social; arquitetura; biologia; contabilidade; economia; jornalismo; relações públicas; publicidade e propaganda, entre outras. 

A empresa, vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, informou que investe na modernização da gestão, na busca de maior eficiência e transparência. Atualmente, a empresa conta com 820 funcionários, dos quais 30 são comissionados, ocupando cargos de livre provimento.

Comissionados

Ainda de acordo com a APS, para comissionados serem contratados pela autoridade portuária, devem se submeter aos rígidos critérios do Plano de Cargos Comissionados e Funções de Confiança da Companhia. Os indicados, além dos requisitos de escolaridade, devem comprovar documentalmente períodos mínimos de experiência nas funções que pretendem exercer. Assim, os superintendentes devem comprovar oito anos de experiência; os assessores de diretor, cinco anos; os gerentes, cinco anos e secretárias(os) de diretoria, três anos de experiência e registro da profissão.

Os indicados devem se submeter a todos os padrões de compliance e transparência, apresentando farta documentação, certidões negativas e fornecer todas as informações sobre bens e imposto de renda. Já os diretores, além destas informações, são avaliados diretamente pelos órgãos de controle do governo federal, antes de terem direito a assumir as quatro diretorias e a diretoria da presidência.

O edital do concurso público, com todas as informações sobre as vagas, requisitos e processo de inscrição, será publicado no site da APS, em breve;  previsão é de que as provas sejam realizadas no segundo semestre de 2024.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!