Política nacional visa integrar desenvolvimento logístico com responsabilidade socioambiental e boas práticas de governança

A Autoridade Portuária de Santos (APS) assinou, na terça-feira (8,) o Pacto pela Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor). A adesão foi firmada pelo diretor de Operações da APS Beto Mendes e pela diretora de Sustentabilidade do Mpor, Larissa Amorim, na sede da companhia. O acordo conecta o porto de Santos a uma política nacional que visa integrar desenvolvimento logístico com responsabilidade socioambiental e boas práticas de governança. Também estiveram presentes Cláudio Bastos, superintendente de Governança, Riscos e Compliance, e Sidnei Aranha, superintendente de Meio Ambiente.
O pacto prevê o compromisso das operações portuárias com a descarbonização, transição energética, infraestrutura sustentável, resiliência climática, transparência corporativa, equidade, diversidade, inclusão e impacto social positivo nas comunidades locais. A adesão posiciona o porto de Santos como referência global, fortalecendo sua competitividade. O Ministério dos Portos e Aeroportos considera a agenda ambiental do Brasil um diferencial para investidores, combinando segurança jurídica e compromisso com direitos humanos.
O instrumento permite o reconhecimento público por meio da concessão de um selo em virtude da adoção de boas práticas, cujo nível máximo é o Diamante. Além disso, facilita o acesso a incentivos específicos. Larissa Amorim disse: “O porto de Santos é o nosso maior porto e as ações pioneiras que a APS vem desenvolvendo no âmbito ESG merecem destaque. Uma das intenções da política nacional é lançar luz sobre ações inovadoras para disseminar boas práticas para o restante do país”.
Beto Mendes ressaltou o caráter desafiador da evolução constante nos eixos ambiental, social e governança. “Nós temos a responsabilidade não só de liderar a logística nacional, mas de servir de exemplo, equilibrando operações complexas e metas ambiciosas. ESG não é um destino, é uma jornada que exige aprimoramento diário”.
Cláudio Bastos detalha: “A partir da assinatura, teremos 60 dias para construir um plano de trabalho. Nosso objetivo é atingir futuramente o selo diamante, assumindo a liderança na integração de práticas ESG adaptadas às demandas e especificidades do setor portuário”. A APS deverá incentivar empresas operadoras no porto a aderirem voluntariamente ao pacto, apresentando planos com cronogramas e orçamentos.
Para mais conteúdos