Deputada federal abriu boletim de ocorrência sobre ameaça feita por Rafael Leal; intimidação aconteceu durante o desfile de Carnaval em Santos
A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) registrou um boletim de ocorrência (B.O), na manhã da sexta-feira (9), por ter se sentido ameaçada, na madrugada de domingo (4), durante o desfile de Carnaval em Santos, no litoral de São Paulo, na passarela Drauzio da Cruz. A intimidação teria partido do secretário municipal de Cultura da cidade, Rafael Leal.
Segundo consta no boletim de ocorrência a que a reportagem teve acesso, a parlamentar de 54 anos relata que o secretário, de 43 anos, foi em sua direção, a pegou pelo braço e disse: “Ô, folgadinha, olha aqui, nós vamos te amassar, vamos te destruir, vamos passar por cima de você com um trator. Toma cuidado”.
A deputada diz ter ficado perplexa ao ouvir as ameaças e questionado se as afirmações de Leal teriam conotação eleitoral. O secretário, contudo, saiu sem responder. Duas pessoas testemunharam o fato.
Ver essa foto no Instagram
Em vídeo publicado nas redes sociais, na tarde do dia 9, Rosana Valle diz que, orientada por seus advogados, acionou o 3° Distrito Policial (DP) de Santos e lavrou a ocorrência contra Rafael, tendo em vista que o secretário da prefeitura não a procurou para se desculpar ou se retratar nos últimos dias. A parlamentar tem seis meses para representar criminalmente o ofensor.
“Não vou tolerar nenhum tipo de ameaça, de intimidação ou de violência física ou psicológica. Faço isso por mim e por todas as mulheres. Jamais vou me calar diante de qualquer tipo de violência contra a minha honra, e seguirei meu trabalho em prol de Santos, da Baixada Santista e do Brasil”, disse a deputada.
Ver essa foto no Instagram
Por meio de nota, a prefeitura de Santos disse que apura o ocorrido e que rechaça toda e qualquer forma de violência de gênero. Confira a nota na íntegra.
"Em face de acusações recentemente divulgadas pela deputada federal, Rosana Valle, atribuídas ao secretário de Cultura do Município, a prefeitura de Santos frisa que rechaça toda e qualquer forma de violência de gênero. Os fatos narrados na denúncia serão apurados. A Prefeitura adotará todas as medidas cabíveis diante da materialidade das acusações apontadas na denúncia", fecha a nota.
O Portal Costa Norte entrou em contato com o secretário, entretanto, não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.