EM DIA COM A POLÍTICA

Quem são os deputados da região mais presentes no Congresso em 2023

Confira a coluna desta segunda-feira (8)

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 08/01/2024, às 17h54

FacebookTwitterWhatsApp
Veja os números de alguns deputados da Baixada - Câmara dos Deputados
Veja os números de alguns deputados da Baixada - Câmara dos Deputados

O ano de 2023 terminou, e alguns dados sobre o período estão sendo divulgados. A assessoria da deputada federal Rosana Valle (PL), por exemplo, informou que a parlamentar é a mais presente em sessões em Brasília. Segundo o release enviado à nossa redação, no primeiro ano da 57ª Legislatura, Rosana esteve presente em 107 sessões. Ainda de acordo com a assessoria da deputada, os demais parlamentares da Baixada Santista tiveram a seguinte frequência: Alberto Mourão (MDB) registrou 97 presenças e cinco ausências. Delegado Da Cunha (Progressistas) teve 91 presenças e 12 ausências. Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) registrou 81 presenças e 31 ausências justificadas, além de duas injustificadas.

Do outro lado do mundo…

A assessoria informa que a congressista só se ausentou em oito oportunidades dos trabalhos do Congresso Nacional enquanto esteve em missão oficial no Japão.

O trabalho

"Conseguimos derrubar as mudanças do governo federal quanto ao Marco do Saneamento; aprovamos o Marco Temporal das Terras Indígenas; e, em missão no Japão, articulamos a vinda de um projeto de drenagem contra enchentes, de saneamento e de infraestrutura urbana para toda a Baixada Santista", afirmou a deputada federal.

Importância

Segundo Rosana, o comparecimento às sessões é imprescindível no debate das causas públicas, na votação de matérias fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e na busca incessante por melhorias e investimentos para Santos e região.

O outro lado

Procuramos as assessorias dos demais parlamentares. A equipe de Alberto Mourão discordou do número apresentado (Mourão esteve presente em 98 sessões) e enviou um link do site da Câmara com a informação.

Da Cunha

Não conseguimos entrar em contato com a assessoria do deputado Delegado da Cunha. Mas o portal da Câmara informa que o deputado esteve presente em 92 sessões e, em 12 ocasiões, não justificou a falta.

PAB

Sobre as ausências, a equipe de Paulo Alexandre Barbosa informou que o deputado foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e teve missões oficiais. A assessoria ficou de enviar uma nota oficial sobre o tema, mas até o fechamento da coluna, não tivemos retorno.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!