Votação é obrigatória para pessoas entre 18 e 70 anos, e facultativa para analfabetos, maiores de 70 e jovens entre 16 e 17 anos; pleito ocorre das 8h às 17 horas
Os eleitores de Mongaguá, no litoral de SP, voltarão às urnas no próximo domingo (8), para escolher prefeito e vice-prefeito em eleição suplementar. A nova votação foi convocada uma vez que o registro do candidato Paulo Wiazowski Filho (PP) foi indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ato doloso de improbidade administrativa.
Apenas dois candidatos concorrem ao cargo: Cristina Wiazowski (PP), mulher de Paulo Wiazowski, e que tem como vice Julio Cézar de Carvalho Silva Santos (PDT) e Rodrigo Cardoso Biagnoni, o Rodrigo Casa Branca (União), cujo vice é Renato Carvalho Donato (PSB).
A votação ocorre das 8h às 17h, é obrigatória para quem tem entre 18 e 70 anos, e facultativa para analfabetos, maiores de 70 e jovens entre 16 e 17 anos.
O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto ou o aplicativo e-Título. Para utilizar apenas o app, é necessário que ele exiba a foto do eleitor — o que ocorre somente se houver cadastramento biométrico. Caso contrário, é obrigatório apresentar outro documento com foto, como RG, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, CNH ou versões digitais desses documentos.
Mongaguá possui 146 seções eleitorais, em 17 locais de votação. Caso não saiba onde votar, você pode consultar o app e-Título ou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O uso de celular na hora do voto é proibido. O eleitor deve deixar o aparelho no local indicado pelos mesários antes de entrar na cabine. Também não é permitido portar câmeras ou filmadoras, garantindo o sigilo da votação.
Eleitores com 80 anos ou mais têm prioridade absoluta para votar. Pessoas com 60 anos ou mais, com deficiência, gestantes, lactantes e acompanhantes (quando necessário) também têm direito à fila preferencial, conforme avaliação do presidente da seção eleitoral.
Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da votação pode justificar a ausência pelo app e-Título, durante o horário da eleição. Após a data, a justificativa pode ser enviada até 7 de agosto pelo próprio aplicativo, pelo Sistema Justifica no site do TSE ou presencialmente na zona eleitoral. Não haverá postos de justificativa nos locais de votação.