EM DIA COM A POLÍTICA

Notas e respostas: as consequências do trabalho dos deputados em 2023

A assessoria de Paulo Alexandre responde à nota enviada pela equipe de Rosana Valle

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 09/01/2024, às 16h16 - Atualizado às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Congresso Nacional em Brasília - Câmara dos Deputados
Congresso Nacional em Brasília - Câmara dos Deputados

Ontem, a coluna "Em Dia com a Política" publicou um texto sobre os deputados da região mais presentes no Congresso Nacional em 2023. Dados sobre o período estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados. A assessoria da deputada federal Rosana Valle (PL), por exemplo, informou que a parlamentar é a mais presente em sessões em Brasília, entre os deputados eleitos na Baixada Santista. Segundo o release enviado à nossa redação, no primeiro ano da 57ª Legislatura, Rosana esteve presente em 107 sessões; Alberto Mourão (MDB) registrou 98 presenças e cinco ausências. Delegado da Cunha (Progressistas) teve 91 presenças e 12 ausências. Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) registrou 81 presenças e 31 ausências justificadas, além de duas injustificadas.

Outro lado

Procuramos as assessorias de todos os parlamentares. A equipe de Alberto Mourão discordou do número apresentado pela equipe de Rosana (no release enviado originalmente pela assessoria da deputada, constavam 97 presenças) e enviou um link do site da Câmara com a informação correta, no caso, 98.

Delegado da Cunha

Não conseguimos entrar em contato com a assessoria do deputado. Mas o portal da Câmara informa que o parlamentar esteve presente em 92 sessões e, em 12 ocasiões, não justificou a falta.

PAB

Também conversamos com a assessoria de Paulo Alexandre Barbosa, que ficou de mandar uma nota, ontem, para justificar os números; no entanto, o texto foi enviado após o fechamento da edição.

O que diz a nota

O deputado, ao longo do ano passado, teve 82 presenças nas 115 sessões legislativas. Das ausências, 22 foram justificadas em razão de missões internacionais realizadas pelo deputado, como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) - uma das comissões mais importantes da Câmara dos Deputados, que trata das relações do Brasil com os demais países, e das resoluções acerca das Forças Armadas brasileiras.

Mais justificativas

Durante as visitas a outros países, Paulo Alexandre articulou o ingresso de jovens brasileiros em universidades de Portugal e representou o Brasil em eventos relevantes, como a posse do novo presidente do Equador, o Brasil Export, em Singapura, e eventos do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais nos Estados Unidos.

Por fim

A nota ressalta que todas as viagens foram realizadas com recursos pessoais, com custo zero para os cofres públicos, e que o deputado, mesmo a distância, votou on-line nos projetos mais importantes e foi o parlamentar da Baixada Santista com mais eficiência. O deputado trabalhou mais e gastou menos recursos com assessores em 2023 - somando as propostas legislativas, projetos de lei e relatorias, foram quase 100 iniciativas a mais do que o segundo colocado - no caso, segundo o site da Câmara, a deputada Rosana Valle.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!