EM DIA COM A POLÍTICA

No mês das crianças, os cuidados com o público infantil

O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 13/10/2023, às 16h18

FacebookTwitterWhatsApp
Tenente Coimbra discursa na Alesp - Alesp
Tenente Coimbra discursa na Alesp - Alesp

O deputado estadual Tenente Coimbra (PL) reforça sua luta em prol de pautas voltadas às crianças. A preocupação do parlamentar está tanto no presente quanto no futuro educacional, social e psicológicos dos pequenos. Por isso, ele ressaltou a luta pela ampliação do programa de escolas cívico-militares e salas reservadas para vítimas de violência em todos os Institutos Médico Legais (IMLs) paulistas.

Educação

Principal defensor das escolas cívico-militares na Alesp, Coimbra atuou para convencer o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de manter o projeto no estado, já que o governo federal decidiu por encerrar o modelo educacional.

Deu certo

Após a intervenção do deputado, o chefe do executivo de São Paulo decidiu dar continuidade ao programa, que, agora, é estadual.

“Aspas”

"Temos certeza de que criamos ambiente propício ao aprendizado, crescimento e mérito. Vamos mudar trajetórias e dar perspectivas para os nossos jovens. São Paulo vai ter seu programa de escola cívico-miliares”, disse o governador.

Estatísticas 

Já Coimbra declarou que durante os últimos anos, quatorze unidades deste tipo no estado foram colocadas em funcionamento. Segundo dados da assessoria do deputado, nessas unidades houve uma aumento de 20% de nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e redução da evasão escolar em 50%.

Bem-estar infantil

O parlamentar protocolou o Projeto de Lei 1238/2023 que visa a criação ou a adaptação de salas exclusivas, nos IMLs, para atender crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de violência. 

Por que?

A medida tem como objetivo preservar a intimidade, a dignidade, a imagem e a segurança dos envolvidos em casos de violência. 

“Aspas II”

"Como se trata de um equipamento de livre acesso, é importante que haja um espaço reservado, equipado e exclusivo para este público. Isso ajuda a proteger as pessoas que já se encontram vulneráveis".

Mais uma ação

O deputado estadual também criou o projeto de lei 26/2023, que trata da proibição de bloqueadores hormonais em crianças menores de 16 anos, para transição de gênero. A norma é voltada para toda a rede de saúde pública e privada do Estado de São Paulo. O documento passa a valer a partir de sua publicação.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!