Presidente participa da sessão ampliada do encontro, com foco em segurança energética, e prepara convite formal para a COP30, em Belém (Pará)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, na manhã desta segunda-feira (16), para o Canadá, onde representará o Brasil na 51ª Cúpula do G7, grupo que reúne as sete nações mais industrializadas do mundo (menos a China).
O encontro ocorre nesta terça-feira (17) na cidade de Kananaskis, província de Alberta. "A convite do Primeiro Ministro canadense, Mark Carney, embarco nesta manhã para o Canadá. Lá, irei representar o Brasil na sessão ampliada da Cúpula do G7, que ocorre amanhã", disse o presidente em postagem nas suas redes sociais, antes do embarque.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a segurança energética será um dos principais temas debatidos entre os países membros e os convidados, como o Brasil. A expectativa é de que a pauta aborde soluções relacionadas à tecnologia e à inovação, cadeias produtivas de minerais críticos e investimentos em infraestrutura.
O embaixador Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, destacou que a participação brasileira será uma oportunidade estratégica para articular temas da próxima COP30, prevista para novembro, em Belém (PA). “O presidente poderá apresentar os preparativos e convidar oficialmente os demais países para o evento climático”, afirmou o diplomata.
Além do Brasil, também foram convidados para a sessão ampliada os países África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México. O G7 é composto por Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha. Há previsão de um encontro bilateral entre Lula e o anfitrião Mark Carney ainda nesta terça-feira (17), reforçando os laços diplomáticos entre Brasil e Canadá no cenário internacional.
Com informações da Agência Brasil