Nova função promete simplificar pagamentos mensais como contas de luz, escolas e serviços de streaming; clientes poderão autorizar débitos com apenas um clique
O Pix automático entra oficialmente em vigor nesta segunda-feira (16); ele permitirá que o usuário autorize pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEI). A nova funcionalidade permite que consumidores autorizem de forma simples e rápida o pagamento recorrente de contas como energia, telefone, mensalidades escolares, academias e serviços de streaming.
A adesão é feita uma única vez. A partir disso, os débitos ocorrem automaticamente, sem necessidade de novas confirmações a cada cobrança. A funcionalidade foi criada pelo Banco Central e já está disponível no Banco do Brasil desde o fim de maio, mas começa a ser implementada pelas demais instituições financeiras a partir de hoje.
Segundo o BC, a novidade deve beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito. O sistema também facilita a vida das empresas, inclusive, os microempreendedores individuais (MEIs), que não precisarão manter convênios com cada banco para cobrança automática.
Entre as vantagens, está a possibilidade de o usuário ajustar a frequência dos pagamentos, o valor e até mesmo cancelar a autorização a qualquer momento. Todas as operações são feitas no app da instituição financeira, com funcionamento 24 horas, inclusive, aos fins de semana e feriados.
A medida também reforça mecanismos de segurança. O Banco Central estabeleceu normas rigorosas para verificar a atividade e a regularidade das empresas. Somente negócios com mais de seis meses de existência poderão utilizar a nova modalidade, e haverá validações cadastrais detalhadas para prevenir fraudes e proteger os consumidores.
O Pix automático não substitui o Pix agendado recorrente, que continua válido para transações entre pessoas físicas, como o pagamento de mesadas ou salários de funcionários domésticos.
* Com informações da Agência Brasil