Tarcísio de Freitas anunciou, em perfil pessoal, que a espera centenária dos moradores da Baixada Santista está “com os dias contados”
Na noite de segunda-feira (17), o governador Tarcísio de Freitas publicou, no seu perfil pessoal do Instagram, vídeo no qual reafirma a promoção de leilão, para viabilizar o túnel submerso entre Santos e Guarujá. Conforme já divulgado anteriormente pelo governo estadual, o convênio com o governo federal foi firmado no dia 12 deste mês, e os documentos do projeto devem ser publicados no dia 27 de fevereiro; o leilão ocorre no dia 1° de agosto.
O vídeo do governador foi postado ao som de Charlie Brown Jr., com a seguinte legenda: “ALÔ, ALÔ, BAIXADA SANTISTA! A espera centenária pelo túnel Santos-Guarujá está com os dias contados. O primeiro túnel submerso do Brasil vai sim se tornar uma realidade. Em uma parceria do Governo de São Paulo com a União, vamos publicar o edital do projeto no fim deste mês e, no dia 1º de agosto, estaremos na B3 para um dos leilões mais esperados. Serão R$ 6 bilhões de investimentos para transformar a realidade da Baixada. Chega de balsas, chega de rodar 40 quilômetros entre as duas cidades. Um túnel de cerca de 1,5 quilômetro de extensão para que a ligação entre as cidades seja questão de minutos para motoristas, pedestres, ciclistas e usuário do VLT. É mobilidade urbana na veia, é geração de empregos, é oportunidades e muito progresso para que a Baixada Santista siga avançando na direção certa!”.
O túnel será o primeiro submerso do Brasil e o maior da América Latina. A obra ligará Santos e Guarujá, e propõe reduzir o tempo de travessia entre as cidades e melhorar o fluxo logístico do porto de Santos. Atualmente, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres utilizam balsas e catraias para atravessar diariamente entre Santos e Guarujá.
O projeto, em desenvolvimento pelo governo do estado, prevê estrutura de 1,5km de extensão, com 870 metros submersos. Serão três faixas de rolamento por sentido, além de uma faixa para veículo leve sobre trilhos (VLT). O túnel também contará com acesso para pedestres e ciclistas. A iniciativa foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), integrada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O financiamento será compartilhado entre o governo de São Paulo, a União e a iniciativa privada; esta última será responsável pela construção, operação e manutenção do equipamento.
O túnel, composto por seis módulos de concreto pré-moldados, será construído em uma doca seca e, posteriormente, submerso no local designado no leito oceânico. Cada módulo será testado quanto à vedação e impermeabilidade antes de ser transportado por flutuação até o local da instalação.
A parceria entre o governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos conta com a participação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).