EM DIA COM A POLÍTICA

EMTU vai fazer estudos para colocar banheiros nas estações do VLT

O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 20/09/2023, às 13h43

FacebookTwitterWhatsApp
Deputada durante a reunião na sede da EMTU - Assessoria Parlamentar
Deputada durante a reunião na sede da EMTU - Assessoria Parlamentar

Desde que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) começou a circular em Santos e em São Vicente, em 2017, uma das reivindicações de funcionários e passageiros é a implantação de banheiros nas estações. A segunda fase do VLT em Santos deve terminar em 2024 e a terceira em São Vicente em 2027. Em nenhum dos projetos há previsão de construção de sanitários. Na tarde de ontem (19), a deputada estadual Solange Freitas (União) esteve na sede da EMTU, em São Bernardo. Um dos pedidos foi a instalação de banheiros nas estações já existentes e nos projetos futuros do VLT na Baixada Santista. Todos os dias 25 mil passageiros utilizam o serviço.

O propósito

Segundo o diretor da EMTU, Francisco Eiji Wakebe, será feito um estudo para verificar a viabilidade e em quais estações poderiam ser implantados banheiros.

“Aspas I”

“Fiquei muito animada com a reunião. São inúmeros os pedidos dos usuários que usam o VLT. Saber que a EMTU vai estudar a possibilidade já é uma conquista”, afirma a parlamentar.

Passe Livre

A deputada também fez uma indicação para que os estudantes que estudam e moram na mesma cidade tenham direito ao Passe Livre Estudantil.

“Aspas II”

“O estudante que mora em São Vicente e estuda em Santos e vice-versa tem direito ao passe livre. Por que não arrumar um jeito de garantir esse direito a quem mora e estuda na mesma cidade?”

Não pode!

Segundo a EMTU, um parecer da Procuradoria do Estado diz que conceder o passe livre no transporte intermunicipal dentro da mesma cidade é inconstitucional.

“Aspas III”

“Como deputada não poderia criar uma lei nesse sentido que também seria inconstitucional. Mas o assunto não terminou, porque decidimos que vamos buscar alternativas”, enfatiza.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!