Entre os serviços possíveis, estão os softwares de comunicação em equipe e as aplicações de armazenamento na nuvem; confira detalhes
Nos últimos anos, o modelo de trabalho remoto tem se tornado cada vez mais comum para profissionais de diversas áreas. Isso só foi possível graças ao alcance global da internet, que, desde a década de 1990 vem revolucionando inúmeros aspectos da sociedade.
Além de modificar a maneira como as pessoas se relacionam e ocupam seu tempo livre, o qual agora é muitas vezes usado para assistir a filmes e séries em plataformas de streaming, acessar os melhores jogos de casino on-line e navegar pelas redes sociais, a internet também alterou o padrão convencional de trabalho. A seguir, confira alguns exemplos de ferramentas que são consideradas fundamentais para o crescimento e a produtividade do trabalho remoto.
Os softwares de comunicação e colaboração, como Microsoft Teams e Google Workspace, são muito importantes para conectar as equipes, realizar reuniões por vídeo e organizar a rotina de trabalho como um todo. Por meio de seus recursos de videoconferência, chat integrado para a troca de mensagens em tempo real e compartilhamento simplificado de arquivos, esses softwares se tornaram praticamente indispensáveis nos dias de hoje.
Outro exemplo crucial para o trabalho remoto são as aplicações de armazenamento, como Google Drive e Dropbox. Com elas, os profissionais de uma empresa conseguem acessar e consultar seus arquivos e documentos a qualquer hora e de qualquer lugar, pois os mesmos ficam salvos na nuvem. A partir de uma interface intuitiva e funções utilitárias, essas aplicações também permitem que os arquivos sejam editados facilmente e compartilhados entre os colaboradores ou com fornecedores, investidores e clientes.
Os sistemas ERP são plataformas de gestão empresarial que agregam dados e rotinas administrativas em um ambiente virtual. Os recursos de um ERP variam de acordo com cada sistema, mas, geralmente, eles permitem gerenciar orçamentos e pedidos de venda, controlar as contas a pagar e a receber, automatizar tarefas, emitir notas fiscais, monitorar estoques de produtos e mais.
Outro ponto positivo dessa ferramenta é a possibilidade de utilizar um sistema quase personalizado, de acordo com o tamanho e a área de atuação da empresa. Além disso, existem sistemas ERP simplificados, os quais são indicados para profissionais autônomos que trabalham de forma remota.
Apesar de terem causado uma certa desconfiança anos atrás, as assinaturas eletrônicas são consideradas atualmente como uma alternativa confiável e segura para as assinaturas convencionais. Com a tecnologia de digitalização das assinaturas, profissionais de várias áreas podem assinar contratos e documentos a distância, ainda que as partes envolvidas estejam em países ou até mesmo continentes diferentes.
Para melhorar a produtividade durante o trabalho remoto, muitas empresas também já aderiram aos gerenciadores de tempo, como o Pomodoro Tracker. Por eles, os colaboradores conseguem organizar sua rotina e registrar as horas trabalhadas, além de ter acesso a relatórios que mostram o tempo gasto em um projeto ou atividade.