Entidade, que é tida como a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas, existe há mais de 48 anos e tem dentre os objetivos a disseminação do conhecimento voltado a servidores e à sociedade
Os Tribunais de Contas do país possuem uma entidade voltada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas atividades. O Instituto Rui Barbosa (IRB) existe há mais de 48 anos e é conhecido como o "braço acadêmico" de todo o Sistema de Controle Externo Brasileiro, por conta de seus eventos, seminários, congressos, revistas técnicas e livros.
Na próxima terça-feira, 22, o conselheiro cearense Edilberto Pontes, que já foi presidente do TCE-CE, assume o órgão. A solenidade acontece às 16h, no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
O presidente eleito do IRB destacou algumas das prioridades da nova gestão para o biênio 2022/2023. "Nós iremos trabalhar para fortalecer os vínculos institucionais entre o IRB e os Tribunais de Contas, bem como disseminar e aprofundar o conhecimento nas principais áreas de atuação das instituições, dentre as quais: parcerias público-privadas, licitações e contratos, avaliação em políticas públicas, sustentabilidade, dentre outros temas da ordem do dia, além de ampliar os vínculos com os principais centros de pesquisa e de pensamento do país e do exterior", explicou Edilberto.
O novo gestor ressaltou, também, a importância da atuação conjunta com as demais entidades que representam o sistema dos Tribunais de Contas e com a sociedade. "É fundamental termos essas entidades desenvolvendo seus papéis institucionais procurando evitar sobreposição de ações e se apoiando reciprocamente. Essa união deve ser um norte constante na atuação das instituições", disse o presidente.
Edilberto Pontes foi eleito por unanimidade para a presidência do IRB. O novo Presidente do IRB é Pós - Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Políticas Públicas pela George Washington University. É Autor de inúmeros artigos e de importantes livros, dentre eles, Curso de Finanças Públicas: uma abordagem contemporânea (finalista do Prêmio Jabuti 2016) e, recentemente, do livro Federalismo e Democracia em Tempos Difíceis, Editora Fórum - 2021. Foi Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA e professor, dentre outras instituições, da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é Vice-Presidente reeleito do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.
Website: https://irbcontas.org.br/Comentários