Circula nas redes que governo federal criaria IPVA para bicicletas; Ministério da Fazenda nega e afirma que imposto não existe nem está em discussão
Uma publicação disseminada em redes sociais gerou polêmica, ao afirmar que o governo federal implantaria a cobrança de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para bicicletas. A informação ganhou força nos últimos dias e gerou críticas e indignação de internautas, mas trata-se de um boato sem qualquer respaldo oficial.
O Ministério da Fazenda negou a criação de qualquer imposto sobre bicicletas. Em nota, a pasta esclareceu que não existe projeto ou estudo para instituir o IPVA para ciclistas. O órgão ressaltou que o tributo, na forma como é conhecido, é estadual e incide apenas sobre veículos automotores, o que não inclui bicicletas.
Ou seja, bicicletas não se enquadram nos critérios atuais para a cobrança do IPVA. Como não possuem motor, não são classificadas como veículos automotores e, portanto, não podem ser tributadas por esse imposto.
Apesar da confirmação oficial de que a informação é falsa, o boato ainda circula em redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Nas mensagens, internautas compartilham textos alarmistas com imagens do presidente Lula da Silva. Alguns usuários chegaram a acusar o governo de tentar "afundar o ciclista em impostos".
O Ministério da Fazenda recomenda cautela ao compartilhar conteúdo sem checar a veracidade. “Portais confiáveis e sites institucionais, como o do ministério, devem ser consultados para checagem dos fatos e assim evitar a propagação de notícias falsas que causam insegurança, desinformação e crime contra a economia popular”, concluiu a nota.