Verba será aplicada em obras estruturais, acessibilidade, conectividade e conforto nas unidades do Centro Paula Souza em todo o estado
O governo de São Paulo anunciou, na segunda-feira (16), investimento de R$ 1,2 bilhão para modernização da infraestrutura das Etecs e Fatecs administradas pelo Centro Paula Souza. A verba será utilizada em obras emergenciais e em um plano estratégico de requalificação das unidades, com foco em tecnologia, conforto e acessibilidade.
A primeira etapa inclui a liberação imediata de R$ 52 milhões, que serão aplicados durante o período de férias escolares para reduzir impactos no calendário letivo. Segundo o governo estadual, essa fase contemplará ações emergenciais como revisão das instalações elétricas, melhorias de acessibilidade, atualização de laboratórios e áreas de lazer, além da climatização das salas e ampliação da conectividade.
O plano será conduzido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Centro Paula Souza. Durante o recesso, será elaborado um projeto de médio prazo para a modernização das unidades. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, “o Centro Paula Souza é um patrimônio do estado de São Paulo” e os investimentos visam garantir ambientes seguros e modernos para o ensino técnico e tecnológico.
Atualmente, o Centro Paula Souza administra 228 Etecs em todo o estado, com 224 mil alunos distribuídos em 262 cursos técnicos e especializações. Já as Fatecs somam 81 unidades e atendem mais de 91 mil estudantes em 100 cursos de graduação tecnológica, tanto presenciais quanto a distância.