A COISA

Espuma verde surge em praia turística do ES e amedronta moradores

Segundo especialistas, espuma pode ser tóxica

Da redação
Publicado em 09/10/2021, às 12h22 - Atualizado às 13h18

FacebookTwitterWhatsApp
Segundo especialista espuma verde é reação de algas com poluíção e pode ser tóxica no contato Espuma verde surge em praia turística do ES e amedronta moradores - Imagem: reprodução
Segundo especialista espuma verde é reação de algas com poluíção e pode ser tóxica no contato Espuma verde surge em praia turística do ES e amedronta moradores - Imagem: reprodução

Um estranho fenômeno tem preocupado moradores da Praia de Manguinhos, conhecido destino turístico do Espírito Santo. Uma espuma verde tem estacionado na faixa de areia. Segundo informações, a primeira aparição se deu há aproximadamente seis dias.   

Nesta quinta-feira (7), amostras da água com a espuma esverdeada foram colhidas e enviadas para análise pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Manguinhos, que investiga o caso.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O oceanógrafo Ângelo Bernardino alertou os moradores a evitarem contato com a água, em entrevista para a TV Globo local. O especialista afirma que a água está verde devido à presença do contato de algas com poluição. No contato, diz, há risco de queimaduras e contaminação.  

No início do mês, outro estranho fenômeno, desta vez no litoral de São Paulo, também provocou apreensão entre moradores e banhistas. Águas-vivas cobriram a faixa de areia de Itanhaém.

De acordo com especialistas do Instituto BioPesca (IBP), responsável pelo monitoramento da fauna marinha da região, trata-se de um encalhe da espécie Lychnorhiza lucerna, conhecida popularmente como medusa-mármore. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!