INTRIGADOS E PREOCUPADOS

Águas-vivas cobrem faixa de areia no litoral de SP e aterrorizam banhistas

Espécie dominou faixa de areia e espantou banhistas em plena luz do dia

Da redação
Publicado em 02/10/2021, às 13h25 - Atualizado em 04/10/2021, às 16h52

FacebookTwitterWhatsApp
Águas-vivas dominam praia de Itanhaém - Arquivo Pessoal/ Edipo Oliveira
Águas-vivas dominam praia de Itanhaém - Arquivo Pessoal/ Edipo Oliveira

Águas-vivas cobriram a faixa de areia no litoral de São Paulo e banhistas se desesperaram com a situação. O fenômeno ocorreu nesta sexta-feira (01), na cidade de Itanhaém, durante o período da manhã.

Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorte no Telegram!

Leia também:Comerciante de 41 anos morre após ser assaltada em Itanhaém (SP)

De acordo com especialistas do Instituto BioPesca (IBP), responsável pelo monitoramento da fauna marinha da região, trata-se de um encalhe da espécie Lychnorhiza lucerna, conhecida popularmente como medusa-mármore. 

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdeultimahora2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲 

Os especialistas ressaltam que a Lychnorhiza lucerna é corriqueiramente vista na costa brasileira. Germany Rosa, bióloga do IBP, relata que a mudança de estação é o principal fator responsável pelo maior índice de avistamentos de águas-vivas pelo litoral paulista.

A medida que o clima esquenta, a temperatura do mar acompanha, tornando o ambiente propicio para o surgimento de alimentos para os espécimes. Sendo assim, o predador vem ao litoral para alcançar a caça.

O encalhe de grandes quantidades destes animais marinhos pode estar relacionado à pesca de arrasto, pois com este tipo de prática, as chances de atingir animais que não são alvos da pescaria é grande, ocorrendo o descarte ainda no mar.

As correntes marítimas levam os corpos dos animais para as praias, resultando em situações corriqueiramente vistas pelo litoral.

Medusa-mármore 

As medusas são popularmente conhecidas no Brasil como água-viva. As medusas, assim como outras espécies de águas-vivas, costumam ficar próximo a superfice, geralmente rondando ambientes recifais. O animal é um predador voraz de organismos primarios marítimos. 

Afinal, elas machucam? Apesar de não apresentar riscos graves, as medusas possuem toxinas capazes de queimar moderadamente a pele, podendo causar dor. O animal não se encontra na lista de espécies ameaçadas. 

O que fazer com uma queimadura de água-viva

Os principais sintomas ocasionados pelas toxinas das águas-vivas nos seres humanos são: vermelhidão, dor intensa, inchaço e marcas avermelhadas. Dependendo da vítima, e do tamanho do animal, os sintomas podem variar dos mais leves aos graves, pogendo gerar vomitos, tonturas, dor no peito e dificuldade para respirar. 

Caso entre em contato com os tentaculos das medusas, saia imediatamente do mar e lave o ferimento com soro fisiológico. Em nenhuma hipótese jogue água doce, xixi ou produtos de limpeza como sabonete e álcool nos ferimentos, pois estas substâncias irão ajudar na ploriferação das toxinas do ferimento. 

Retire os tentáculos com cuidado, e a todo momento lave o ferimento com soro ou água do mar. Sempre passe protetor solar na ferida antes de sair, e em casos de grande irritação, procure um posto médico. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!