MUNDO ANIMAL

Quati, o espalhador de sementes: onde o mamífero vive no Brasil

Animal pode ser encontrado em áreas de Mata Atlântica de vários estados brasileiros

Da redação
Publicado em 25/08/2022, às 16h44 - Atualizado às 18h01

FacebookTwitterWhatsApp
O quati só ataca quando se sente ameaçado ou atacado e, por ser um animal silvestre, não deve ser preso, atraído ou tocado de forma alguma Quati Um grande quati - Silene andrade
O quati só ataca quando se sente ameaçado ou atacado e, por ser um animal silvestre, não deve ser preso, atraído ou tocado de forma alguma Quati Um grande quati - Silene andrade

Você sabia que a palavra “quati” possui origem na língua tupi-guarani e significa algo como ‘’fuçador’’ em referência aos hábitos desses simpáticos mamíferos? Pois é... Os quatis pertencem ao grupo dos Carnívoros e são do gênero Nasua. Podem ser encontrados em todo o continente americano, porém a espécie Nasua nasua está presente apenas na América do Sul.

Já na gíria a palavra “quati” significa preguiçoso, mas esse nome não faz jus aos pequenos mamíferos. Os quatis são importantes na regeneração das florestas por se alimentarem de frutos e espalharem sementes por diferentes territórios. 

Quatis são animais que vivem no solo e nas árvores, porém fazem ninhos para alimentar e proteger seus filhotes. Quando suas crias conseguem seguir a mãe, eles voltam para o bando e assim vivem em comunidade.

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

Onde tem quati no Brasil? 

No Brasil, o quati pode ser encontrado em quase todos os estados, como na Bahia e em Minas Gerais, e em quase todos os biomas à exceção de alguns locais no Rio Grande do Sul, onde se encontra ameaçado de extinção. O animal é principalmente encontrado na Mata Atlântica, floresta formada por árvores de grande porte e uma grande diversidade de animais e plantas que servem de alimento para o Nasua nasua.

Saiba mais - Quati: o mamífero que faz ninho

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!